Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Espetáculo Equestre das Estrelas | 2023

Difícil, difícil e desafiante. O espetáculo equestre foi recheado de informações e tradição, não tivemos mãos a medir a tentar captar, através do desenho, o «amor aos cavalos e os costumes de outrora».
A Sara Rocha Silva, o Nelson Pinheiro e eu tivemos o privilégio de nos sentarmos «acima do acontecimento», a panorâmica permitiu-nos aceder ao que acontecia no picadeiro. A dificuldade prendeu-se com o registo do movimento, tudo acontecia muito rapidamente.
«Esta festa, das estrelas, tem as suas raízes pagãs, ligadas aos costumes antigos de previsão do tempo, em que os romanos percorriam a cidade à noite com archotes acesos, em honra do deus pastoril, para tentarem interpretar as estrelas e prognosticarem os bons tempos para as sementeiras. Depois os cristãos adotaram-na com procissões de louvor a Nossa Senhora...».
O espetáculo equestre foi intenso e rico em diversos aspetos, dando-nos uma visão terapêutica, de união e também de amizade. É impossível transmiti-lo com tão poucos desenhos, mas gostei muito da experiência.




5 comentários:

Isabel Alegria disse...

Que lindo! E fascinante.

Rosário disse...

Que lindo!

Luís Ançã disse...

Belos desenhos.

Henrique Vogado disse...

Belo desafio e muito bem alcançado! Parabéns ao trio. Já vi o vídeo da reportagem no youtube - https://www.youtube.com/watch?v=ESCgosp3RAk

USkPazores disse...

(^J^)