Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 7 de novembro de 2020

Até sempre Eduardo.

 


É com extremo pesar e tristeza que a Direcção dos Urban Sketchers Portugal informa a todos do falecimento do nosso Eduardo Salavisa.

O Eduardo além de ser a maior referência do universo dos diários gráficos e do urbansketching em Portugal e uma das grandes referências no Mundo, foi um dos fundadores da Associação, e tem sido um elemento estrutural da mesma desde a sua origem, sendo membro integrante de practicamente todas as direcções, com excepção da atual.

É enorme o legado que nos deixa, pelos desenhos que publicou, pelos cadernos que desenhou, pelos amigos que fez, e por tudo o que criou. Só nos cabe seguir os seus passos.

Até sempre Eduardo.

Associação Urban Sketchers Portugal

22 comentários:

Alexandra Baptista disse...

O Eduardo está gravado e guardado na nossa memória individual e coletiva... agradeço o facto de o ter conhecido e de poder partilhar - com alegria - o que nos deixou.

Luis Ruiz disse...

Caros amigos, um grande abraço em nome do grupo Urban Sketchers Málaga e do meu. Eduardo foi uma pessoa muito querida, um professor e uma referência fundamental para todos nós que nos dedicamos aos diários gráficos e aos cadernos de viagem. Seu valioso legado é um tesouro com o qual todos nós aprendemos. Um grande abraço desde Espanha.

Luis Gabriel Marques disse...

Que triste notícia... Boa viagem Eduardo! Os meus sentimentos para a família e amigos.

Cesar disse...

Ver partir um amigo é sempre triste, mas ele viverá na nossa memória enquanto nós o lembrarmos, e o Eduardo ficará para sempre nas nossas recordações dos bons momentos que vivemos com ele. Obrigado por tudo o que nos ensinaste. Um abraço e até sempre!
"A morte não existe para o que é Imortal.
Pois o que é Eterno não pode morrer.
Que o Amor Divino seja a vontade deste nosso irmão de Luz."
Sentidos pêsames á família.

António Araújo disse...

Os meus sentimentos para a família e amigos. Isto atingiu-me hoje de surpresa, e que choque que foi...não sabia de nada, tenho estado muito afastado...o Eduardo deixa profundas saudades, e uma marca indelével no caderno da nossa memória. Um grande abraço a todos.

Maria de Fátima disse...

os meus sentimentos á família e a certeza do meu imenso desgosto pela perda deste que foi, sim, meu mestre

J.Espadaneira disse...

Tocou a vida de muitos, provavelmente sem o saber. Obrigado Eduardo, gostaria de ter tido mais oportunidades, mas estou extremamente agradecido por nos termos cruzado.
Será lembrado.

Isabel Alegria disse...

Ele tocou-nos a todos com a sua imensa generosidade.
Eduardo, tu que sempre soubeste voar alto, que ventos amigos acompanhem a tua Alma no regresso a casa, e que possas sentir a nossa gratidão e carinho na partida deste lugar.
Bem hajas!

Graça Patrão disse...

Fiquei muito triste com esta notícia. Os meus sentimentos à família. Recordarei sempre a simpatia e a fraternidade com que me recebeu no grupo dos USKP. Uma vez desenhei o Eduardo a entrar no Museu M. Helena V. da Silva ... e sempre , sempre apoiava os nossos desenhos. Que a sua Alma descanse em paz, junto com todos os grandes artistas que partiram.

Rodrigo Briote disse...

É sempre estranho quando uma pessoa com quem estivemos há poucos dias desaparece para sempre. Ficamos mais pobres, mas muito agradecidos pelos momentos de companhia com ele, pelas atividades e capacidade de iniciativa, e pelos desenhos claro.

Ketta disse...

Lembro-me perfeitamente como tudo começou: o Mário cruzou-se com o Eduardo num curso de diário gráfico, depois veio o primeiro encontro de um colectivo de desenhadores no Martim Moniz, anos mais tarde surgiu a primeira exposição dos Uskp que saiu da Rua Augusta para as Belas Artes, seguiram-se inúmeras formações, workshops e encontros ao longo do país (tantos que até se perdeu a conta), depois o Simpósio internacional e a associação... tudo isto à mistura de jantaradas, trocas gratuitas de desenhos, de conversas sobre autores, desenhadores, livros, ideias, projectos, viagens, reuniões, risadas e discussões pelo meio!
Fica-nos um nó no estômago, mas também o respeito por alguém que deu os primeiros passos por nós e connosco.
Eduardo Salavisa, grande pensador, continuará sempre presente, em cada traço e em cada página dos nossos cadernos.

Do Nascimento disse...

… Obrigado Eduardo Pelas viagens pela poesia Através dos teus queridos desenhos.
Eternamente um abraço

L.Frasco disse...

Devemos à sua paixão pelo desenho em cadernos a comunidade incrível que somos hoje, unida neste reconhecimento. Obrigado, Eduardo, por teres inspirado tantos de nós, e com isso termos podido ser mais felizes. Gratidão imensa!

ana pato disse...

Obrigado Eduardo. Estou convencida que estarás por aí a desenhar. Continuaremos,pois, a desenhar juntos!

Mário Linhares disse...

Foi até à última gota. Impressionante até ao fim...

luciari disse...

...ooh! Meu Deus!.....Era tão boa pessoa.... o desenho falará SEMPRE por ti.....

Joao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Jesus disse...

O Eduardo será sempre uma inspiração para mim. Um verdadeiro exemplo de creativa inquietude.
Teve um olhar muito generoso sobre o mundo e isso via-se nos seus cadernos.
Nunca esquecerei os encontros de desenho na Mata do Bussaco os diversos encontros dos Urban Sketchers.
Espero um dia ver esses cadernos ao vivo, dos quais julgo que também fui alvo de registo.
Ate um dia Grande Eduardo!

Joao Jesus

JOAO disse...

Não o cheguei a conhecer pessoalmente. Apenas o vi e ouvi em dois ou três encontros dos sketchers. Num deles, em Évora, antes da pandemia, lembro-me de uma frase sua, que me fez sorrir: "O desenho é uma aldrabice", dizia ele com simplicidade e graça. Gostei dele.
Que descanse em paz, e até sempre.

Filipe Pinto disse...

Um percurso único dedicado ao desenho. Insubstituível e uma grande perda. Obrigado Eduardo

João Nunes da Silva disse...

Que notícia tão triste! Tive o privilégio de conhecer o Eduardo Salavisa numa das sua acções juntamente com uma dos meus filhos que na altura estudava na FBAL. Foi sem dúvida a minha maior inspiração, quando o descobri, para os rabiscos que faço nos meus cadernos de aguarelas. Muito afável e bem disposto! Obrigado Eduardo.

Fefa disse...

O Eduardo faz-nos falta mas inspira-nos: sentimos muito a sua perda mas gostávamos de ser como ele na coragem que demonstrou neste período muito difícil da sua vida e na perseverança com que continuou a fazer o que gostava até ao fim.

Obrigada Eduardo