Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 20 de julho de 2020

5 minutos de Desenho

O Eduardo Salavisa alinhou, como sempre fez, em mais uma aventura. Falar dos desenhos em cadernos num vídeo curto, para o evento 5 minutos de Desenho.
Colocámos duas pilhas de livros em cima da mesa da sala (uma à direita e outra à esquerda) e, em cima deles, deitámos uma das portas da sala para servir de vão. Devíamos ter tirado uma fotografia a essa logística louca!

Primeiro take: 22 minutos de gravação! Como é que se conseguiria falar de tudo em apenas 5 minutos? Fizemos uma pausa para transferir o vídeo do telemóvel para o computador e fomos falando de várias coisas...
Segundo take: 15 minutos de gravação! Conseguimos ganhar tempo, mas continuava demasiado longo. Foi preciso tirar a referência a três livros (Jorge Colombo, David Hockney e António Jorge Gonçalves), além de uma edição cirúrgica para retirar silêncios e outros tempos mortos.
Edição final: 5'59''. Como ainda estava dentro do conceito dos 5 minutos de Desenho, optámos por deixar assim e falar do restante na entrevista posterior. 

O resultado final ficou assim:


Na passada sexta feira, na conversa online através do Instagram da Faculdade de Belas-Artes, os problemas técnicos foram tantos que parecia estarmos a viver um pesadelo. Só no dia seguinte é que conseguimos gravar tudo e contornar as dificuldades tecnológicas.
Fica então aqui a partilha destes dois vídeos. Foi um prazer construir isto com o Eduardo.




5 comentários:

Rodrigo Briote disse...

Obrigado pela partilha, só tinha visto uma parte

Alexandra Baptista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandra Baptista disse...

É com uma simplicidade carismática que o Eduardo nos prende. Foi um prazer ouvi- los.

Manuela Rosa disse...

Não vou perder!

Urban Sketchers Portugal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.