Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Caminhos do Tejo

Os "Caminhos do Tejo" foram um excelente projecto do Arq Gonçalo Ribeiro Teles, com o Centro Nacional de Cultura, mas tinham um design abaixo do aceitável.
Não sei de quem é a responsabilidade mas toda a sinalética mudou radicalmente é agora muito boa. Até omnipresente.
Outros tempos em que se faziam caminhadas. Para quando a reabertura (em segurança) das grandes rotas, albergues, etc?

3 comentários:

Isabel Alegria disse...

Olá Pedro. Perguntei a um amigo que é guia de peregrinos e que faz marcação de caminhos há muitos anos, porque é que essa seta estaria tão alta, nesses 3 metros de altura, e ele disse-me que as setas são colocadas a essa altura em espaços urbanos para escaparem aos graffitis, colagem de cartazes ou outras agressões que as possam fazer desaparecer, e também para serem visíveis se uma carrinha estacionar à frente. Pode ser que nesse caso não se aplique essa situação da carrinha... mas fica a informação para o caso de te ser útil.

Pedro disse...

Obrigado Isabel.
A questão não tem a ver com a altura, tem apenas a ver com o design da seta que era a inicialmente usada nos CAMINHOS DO TEJO juntamente com um azulejo muito muito mal desenhado. Tanto o azulejo como esta seta são completamente ilegíveis. A seta amarela em fundo azul, que esta mais abaixo que não existia dantes, lê-se perfeitamente em qualquer circunstância. A seta azul tem um bico e umas abas tão pequenas que se lê apenas como um traço, sem indicar sentido nenhum. Era feia e inútil e agora completamente redundante. Não percebo para que se mantém ali.
Também não percebo porque foi preciso inventar uma sinalética especial e não foi adoptada a convenção europeia das GR que é muito clara e eficaz, reconhecida internacionalmente e usada por milhões de caminheiros.
Em todo o caso estão de parabéns porque a sinalização melhorou extraordinariamente e isso representa um enorme trabalho e empenho.

Henrique Vogado disse...

Ainda bem que melhoraram. Gosto da vista do jardim.