Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 3 de março de 2020

LX Capital Verde 2020. Expo Grupo do Risco

A história é engraçada.
Em 2014, o rio Sabor (pronuncia-se Sábor) ia ser cortado por duas barragens que modificariam radicalmente as suas características de último rio selvagem de Portugal. O Grupo do Risco foi convidado para registar essa paisagem que em breve desapareceria, substituída por outra mais "amestrada". A CM de Torre de Moncorvo patrocinou parte da viagem: o seu objectivo seria fazer ver que a construção da barragem não iria perturbar o património natural, enquanto que o objectivo "escondido" do Grupo do Risco seria mais ou menos o contrário...
Agora, esses desenhos "subversivos", e outros de outras tantas expedições, vão estar expostos no Museu Nacional de História Natural e da Ciência com inauguração já dia 12 de Março, no âmbito das comemorações da Lisboa Capital Verde 2020.

O Grupo do Risco é um colectivo de desenhadores e fotógrafos com foco na observação da Natureza. A sua especialidade é o desenho e fotografia ditos científicos. Eu, como membro de tendências mais urbanas, entretive-me, entre outras inutilidades, a desenhar a carrinha da câmara, a última da garagem, com é hábito nestes patrocínios camarários. 

6 comentários:

João Catarino disse...

Sem dúvida que esta brilhante inutilidade desenhada não deixa de constituir um elevado valor patrimonial no campo da arqueologia industrial nacional.
Trata-se de um modelo hoje raro, fabricado em oficinas nacionais, produzido e desenhado pela Salvador Caetano sobre o chassis da Toyota Dyna modelo exclusivo português, que equipou de norte a sul muita freguesia e muito município. Conduziu ilustres convidados, autarcas de gabarito e outros nem tanto, presidentes de junta a grandes "almoçaradas" mas também, tantos meninos que ficaram com a escola longe da porta de casa, e finalmente o Grupo do Risco que através das suas amplas vidraças pode assistir há viagem derradeira do único rio selvagem na Europa.
Amigos não faltem a esta exposição a coisa promete!

José Louro disse...

Amigo João, brilhante e incisivo, como sempre. Obrigado!

Pedro disse...

Já tenho água na boca.

Henrique Vogado disse...

Que belo texto para divulgação da exposição. Quero ver.
Também andei muito nestas carrinhas quando frequentei a primária num externato.

Teresa Ruivo disse...

Não sei dizer coisas brilhante sobre camionetes, mas adoro este desenho!

L.Frasco disse...

Eu gosto muito do desenho, do texto e sei dizer coisas brilhantes sobre camionetes: "reluzem muito!!".