Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Uma viagem pelo sul da India

 Este mês tive a sorte de fazer uma viagem pelo Tamil Nadu, uma região do sul da Índia, já perto do Sri Lanka.Foi uma viagem intensa, por sítios confusos e  fervilhantes, por templos sagrados a transbordar de fé e religiosidade, por  praias de pescadores quase desertas, por uma India mais rural onde  não parecem chegar turistas.
Sim, é poluída, é suja, é pobre. Mas é incrívelmente cheia de vida, de cor, e de uma  tão grande  riqueza humana que permite experiências relacionais verdadeiramente inesqueciveis!
Fiz muitos desenhos. Escolho estes para partilhar convosco.




9 comentários:

Fernanda Lamelas disse...

Lindos!! e transmitem a intensidade do que viveste! Conseguiste com os teus posts dos desenhos no Instagram que eu fosse viajando contigo, sentindo essas sensações todas! Obrigada por partilhares...

L.Frasco disse...

Um resumo do que não pode (não deve) ser resumido, tal a riqueza do que registaste.
Convido todos a visitarem a tua página Instagram e deliciarem-se com o dia a dia da tua viagem.
De qualquer modo o primeiro desenho capta totalmente o caos colorido que falas. E o último transmite na perfeição a religiosidade que associamos à Índia.

Rodrigo Briote disse...

Também acompanhei, ficaste com um diário de viagens incrível

Pedro disse...

São excelentes. Tal como os outros que foste mostrando. Invejáveis!

Rosário disse...

São fantásticos e apetece ir!

Teresa Ruivo disse...

Obrigada malta! Os cadernos ao vivo não têm assim tanta graça. Bem me esforço por ser organizada, melhorar a composiçao etc, mas não sou pró, não! Verdade seja dita que aquilo também é tudo tão intenso e excessivo que para conseguir apanhar alguma coisa tenho q me atirar para o caderno espontaneamente sem pensar muito nessas coisas:)) Obrigada tambem por ‘seguirem’ a viagem no Instagram. Foi muito motivador!

João Catarino disse...

Só o primeiro desenho já pagava a viagem inteira!

Alexandra Baptista disse...

Lindos Teresa, deve ter sido inesquecível.

Fefa disse...

Parabéns Teresa pelos desenhos cheios de vida e cor desta India que mexe muito connosco! Queremos ver o(s) caderno(s) de viajem asap!!