Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Ponta Delgada - Oficina criativa 1

Depois de almoço fomos até à Sinagoga Shaar Hashamain em Ponta delgada. Havia portas muito bonitas mas decidi arriscar este armário para fazer a minha demonstração olho de peixe.
Bem, na realidade é mais olho de Procópio porque o olho de peixe  tem regras próprias. Eu gosto de navegar à vista e  construir o desenho de forma intuitiva. Esta é uma questão muito importante para mim, privilegiar sempre o desenho emotivo que me proporciona uma viagem sensorial fantástica mesmo correndo o risco de errar pelo caminho. Como humanos que somos erramos, por isso o erro acaba por fazer parte do desenho tornando-o mais verdadeiro. Verdadeiro no sentido em que não se esconde o erro, ele é aceite.
Os sketchers presentes adoraram esta ideia e entregaram-se ao desafio com alma e coração. Foi uma tarde muito rica em partilhas.

1 comentário:

quinta dos bufos disse...

Obrigada António Procópio. Foi uma enorme honra aprender consigo.