Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Desenhar por desenhar

Lisboa tem por vezes, no Inverno, uma luz fria de que eu gosto.
(papel millford 300 gramas 100% algodão, folhas soltas cortadas e dobradas em fascículos, traço com marcador derwent cinza 0,1 ou 0,3 waterproof, e em preto com aristo tipo"rotring" 0,25).
Desenhar por desenhar. Não sou fã do Terminal, mesmo com o espelho de água é pesado e  continua a ser um muro a tapar o rio.

Apesar de ter vontade de desenhar gente, falta-me o descaramento (e o jeito). Estas duas pedintes romenas (?), depois de desenhadas começaram a circular pelo jardim e não me ocorreu coisa melhor que pintar as roupas delas de cores diferentes das que tinham vestidas. Para disfarçar.


2 comentários:

Teresa disse...

Gosto muito desse último desenho, com um ambiente muito lisboeta, com essas “pedintes” a darem corporeidade ao desenho, e calor a uma Lisboa que por vezes é retratada sem alma.

Isa Silva disse...

Fantásticos os desenhos :-)