Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Marinha Parda

Domingo não podia deixar de aproveitar o bom tempo que fazia em Aveiro para desenhar. Já saí um bocado tarde e comecei eram umas 11:00h. Queria desenhar uma marinha que tinha visto num passeio perto da zona da antiga lota de pesca, a ideia era fazer uma aguarela porque o palheiro era muito bonito, decorado com muitos azulejos. O azul da ria estava mesmo forte e a manhã luminosa, a paisagem estava mesmo bonita! Como sempre começo a entusiasmar-me com a linha e questiono-me se vou mesmo pegar na aguarela. A dúvida ficou desfeita quando percebo que me esqueci dos pincéis!
Embalei no som do silêncio e de umas aves ali perto e não dei pelo tempo passar, não fosse a sensação de fome a anunciar que a hora do almoço já estava avançada... Ouvi então alguém a falar e pareceu-me ouvir chamar pelo meu nome, pelo que me virei. Desde o palheiro de uma outra marinha atrás de mim um senhor dizia-me: "Ñão é Joana mas não faz mal, eheh, você ainda desmaia aí à tanto tempo sem comer, venha almoçar connosco e depois volta ao seu trabalho!" Depois de alguma insistência lá fui. Foi um almoço muito simpático, com uma caldeirada de enguias muito boa e em excelente companhia :)
Afinal esta marinha que desenhei também era do sr. Maia, é a marinha Parda e esta outra onde fica o palheiro em que almoçamos, é a marinha Vigária da Calda Veia!
Ganha-se assim um manhã, não só pelo prazer que foi fazer o desenho, mas tb pela aproximação e convívio que desperta nas pessoas. Gosto mesmo desta parte :)



O palheiro da marinha Parda, com a cidade de Aveiro ao fundo.

6 comentários:

Mário Crispim disse...

Paisagem muito tranquila!. Gosto muito.

Pedro Loureiro disse...

Que minúcia, e que história!
O que é uma marinha?

Teresa Ruivo disse...

Tudo muito bonito!

João Santos disse...

Que delicadeza na linha, um desenho e uma vista inspiradores!

Suzana disse...

Obrigada a todos, de facto era muito calma :)
Pedro, neste caso uma marinha são zonas lagunares da ria de exploração privada. Creio que geralmente para salinas, não tenho a certeza se os viveiros tb assim se designam. Nesta zona havia mais de 100 marinhas ativas, atualmente apenas umas 10 estão no ativo.

Pedro Loureiro disse...

Curioso, tipo "monte" alentejano ou uma quinta, mas, no litoral ;)
Não conhecia. Obrigado :)