Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 30 de julho de 2016




The Tall Ships Races 2016 - Lisboa


Em dias de grande calor realizou-se mais uma edição da "The Tall Ships Races" no meio de muita animação e alegria contagiante das tripulações e de todo o público que visita estes fantásticos navios, que evocam viagens maravilhosas de outros tempos, em que os povos da Europa começaram a descobrir e a interagir com outros países e outros continentes e dão um passo de gigante para tornar o mundo mais pequeno. Foi notada com alguma tristeza a falta da nossa tão estimada Sagres, que segundo informações andará pela América do Sul noutra missão.




























Desenho da ala direita da exposição e o primeiro feito durante a manhã. 































Este, o segundo desenho, foi feito com um breve esboço a lápis presencial mas devido ao calor, já insuportável a seguir ao almoço, foi tranquilamente desenhado e pintado ao abrigo da sombra de um stand de promoção turística dos Açores, que gentilmente me "emprestam" uma mesa para o acabar. O navio que se vê aqui em primeiro plano é o Creoula.





Quase sempre onde haja sketchers e crianças a comunicação acontece espontâneamente e isso foi o que aconteceu com o pequeno Diogo que prontamente aceitou o meu desafio para fazer um desenho no meu caderno.





























E para quem dizia que não era capaz de desenhar, foi assim que ficou o desenho do Diogo.
































Este foi o último sketch que fiz do Tall Ships Races, primeiro num esboço relâmpago, a lápis, bordo de um cacilheiro que se cruzou com o o desfile de saída dos veleiros. Hoje, com algum vagar e a ajuda de algumas fotos para ver as cores, finalizei o desenho e colori com as aguarelas. Não é o método mais adequado para fazer um sketch, mas era de todo impossível obter este resultado no meio da euforia que era ver o desfile destes magníficos gigantes dos mares.


Aqui poderão ver toda a reportagem: http://cesarcaldeira11.blogspot.pt/


8 comentários:

jeanne disse...

bem, César, estão extraordinários!

Teresa disse...

Já te disse o que achei dos teus desenhos, mas repito : fantásticos ! O 2º desenho está extraordinário: com as tuas linhas e mancha de cor, conseguiste trazer a tua visão pessoal.

Suzana disse...

Ficaram incríveis os desenhos, gostei imenso! Anseio pela chegada dos veleiros aqui por Aveiro, no próximo fs :)

USkP Convidado disse...

Magnificos desenhos, parabens
Leonor Janeiro

Maria Celeste disse...

...muitos,muitos parabéns...
...grande César...
...até à Caparica...

Rita Cortês disse...

Gosto muito da reportagem e dos desenhos :o)

USkP Convidado disse...

Muito bons!
Celeste Vaz Ferreira

Rita Caré disse...

Belíssimos!