Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Simpósio de Manchester

Faltam 19 dias para começar o Simpósio de Manchester. 

Em Agosto de 2014 participei pela primeira vez num simpósio dos USK, tive o privilégio de ser bolseiro da Associação e o representante Português de um grupo formidável e talentoso. A experiência superou todas as expectativas, ainda não tinha regressado a casa, e já estava a prometer a mim mesmo que, se pudesse, não mais falharia um evento destes. Pensei também, que um dia gostava de poder contribuir activamente para o sucesso daqueles dias, e que não seria somente um participante, mas sim um instrutor ou alguém a partilhar uma experiência com tanta gente apaixonada pelo desenho em cadernos. 
Fazer as coisas com paixão, dedicação e um objectivo, aumenta a possibilidade de sermos felizes, e de nos enchermos de contentamento por uma oportunidade que nos espreita.

Nos dias 29 e 30 deste mês, não só vou orientar uma Actividade a meias com o Vicente Sardinha, o "Pubcrawl, draw if you are sober", como vou partilhar, em primeiríssima mão, as minha sessões de desenho com um grupo de pessoas muito especial. A minha Lecture "Drawings inside a prision", é o relato na primeira pessoa de nove meses de sessões de desenho com um pequeno grupo de reclusos da prisão de Monsanto. Irei mostrar os desenhos e contar as estórias vividas a cada duas semanas naquela sala sem janelas, e os momentos iniciais de tensão, depois de empatia, libertação e contentamento, que o desenho permite alcançar. 

Detalhes do workshop a meias com o Vicente podem ser vistos AQUI.
e da Lecture, AQUI.

Depois das férias, gostava de poder fazer esta mesma apresentação em Lisboa, que existem estórias que não se podem guardar só para nós...





8 comentários:

Mário Linhares disse...

Acho que o Museu Bordalo Pinheiro terá todo o gosto!
;)

Teresa Ruivo disse...

Isto promete!!!!

Pedro Alves disse...

Dá-lhe Nelson! Abraço ;)

Pedro Ribeiro disse...

Não podia estar mais expectante!

Pedro Ribeiro disse...

Estou muito expectante!

Luís Ançã disse...

Bem podias fazer essa apresentação em Évora...

Manuela Rosa disse...

Vai ser um grande sucesso para ambos - adoro o título da atividade - e a tua lecture também. Nós vamos querer saber tudo, é claro! Vou usar uma expressão do meu pai, quando queria estar presente nalguma coisa minha a que não podia assistir: QUEM ME DERA SER MOSCA!
Vivam os portugueses em Manchester!

Rita disse...

Ficamos ansiosamente aguardando pelas vossas partilhas!
Divirtam-se! :D