Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 16 de maio de 2016

UM ANO A DESENHAR PARA O FUTURO 2016 | Un año a dibujar para el futuro 2016.

A minha proposta para a oficina na casa ateliê Vieira da Silva baseou-se em 4 exercícios que propunham a interação e integração num suporte previamente impresso... Povoámos o folheto do museu e criámos uma e outra camada temporal que, em alguns casos, ficou evidente pela exploração de escalas e relações improváveis... Foi uma aventura escrever sobre um papel lustroso e encerado, mas conseguimos por subtração e adição, com opacidades e transparências(...) até dá vontade de pedir ao museu Arpad Szenes- Vieira da Silva que pense na possibilidade de imprimir o próximo folheto noutro papel com gramagem e acabamento diferente para que um dia, quem sabe, voltemos a recriar.
Adorei as casas: a ateliê, a Amora, a Maria Keil... Destaco a simpatia e confiança de todos aqueles (a começar pelo convite do Eduardo Salavisa) que perto de mim estiveram e me ajudaram a concretizar os exercícios criando espaço para exploração de técnicas improváveis. Adorei rever amigos dos Urban e conhecer as caras de algumas pessoas que vou seguindo através do blogue. Pessoas bonitas e simpáticas. Na fotografia faltam três elementos, saíram mais cedo, foi pena... Por piada coloco aqui este GIF composto pelas diversas fotografias que a menina do restaurante Papagaio, simpaticamente, nos tirou pensando que era apenas uma, até vem a propósito.
Obrigada a todos!

                                                                                                              | Reportagem completa «in situ»|

4 comentários:

Rosário disse...

Belo grupo sempre a desenhar!

cláudia mestre disse...

Bem me parecia que a fotografia se estava a mexer :)

hfm disse...

Gosto do bailado das fotos, bem se via que estávamos todos muito contentes.

Teresa Ruivo disse...

Alexandra, que pena não ter podido ir! Mas fico deliciada com esta "fotografia"! :)