Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 28 de maio de 2016

AS LOJAS TRADICIONAIS DO Bº DO CAMPO DE OURIQUE, Lx

"Fomentar as trocas de saberes e o sentido de pertença a uma comunidade, tudo isto perspetivado numa cidadania ativa, onde a maioria das iniciativas só fazem sentido se forem feitas COM os moradores de Campo de Ourique e não PARA os moradores do bairro" - Transcrição do lema inserido no blogue "Campo O Vivo"  do bairro.
Fig1. INTERIOR DE UMA PEQUENA DROGARIA
Fig 2. OUTROS OBJETOS EXPOSTOS
Fig 3. MONTRA DE UMA RETROSARIA
Assim, através da Rosário Félix (a quem muito carinhosamente os presentes lhe chamam de Professora), neste Sábado 28 de Maio, encontramo-nos em frente à Igreja de Santo Condestável, Campo de Ourique.Depois escutamos as diretrizes da Rosário e escolhemos o local para desenharmos.

Seguiu-se a partilha de cada um dos nossos registos gráficos, de comentários, de convívio e de boa disposição dos presentes. Ficaram para almoçar. Porém, eu segui o meu regresso. Deixei o bairro "fixe"!

Apraz-me citar a franca permissão do proprietário da drogaria onde permanecemos, a quem lhe dirijo os meus agradecimentos pela atenção que nos concedeu, respondendo a questões que lhe eram feitas. O estabelecimento era pequeno, lá isso era, mas muito simpático, acolhedor, de bom atendimento ao público, loja antiga de pertença familiar. 

Aqui está o meu contributo dessa manhã ventosa de 28Mai16.

4 comentários:

Rosário disse...

Obrigada Zeta pela tua participação e pelos teus desenhos! Gostámos muito de ter por cá!

zeta disse...

Eu é que agradeço a atenção tida,o exímio acompanhamento da orientadora, a camaradagem havida entre todos do grupo. Mesmo assim, afirmo que quanto aos desenhos, muitos registos ficaram por fazer, dada a novidade espalhada pelo bairro. Gostaria também que os comerciantes entendessem a nossa intenção e nos deixassem desenhar no interior das lojas pelos objetos interessantes expostos e que gostaria de captar melhor os pormenores estando ao perto.

Maria Celeste disse...

...gosto destes desenhos tão simpáticos...

zeta disse...

Obrigada Celeste : o ambiente e o espaço também motivaram. Da próxima os meus rabiscos poderão vir a ser melhor.