KIAH KIEAN _Letra K do Alfabeto Lisboeta e Workshop
Para resumir o que aprendi nestes três dias fabulosos que o Alfabeto Lisboeta organizou, diria que o importante na técnica que o Kiah Kiean entusiasticamente partilhou connosco, é soltar a linha feita com pauzinhos molhados em tinta da china e deixar-nos guiar pelo coração de forma a criar uma composição onde os espaços em branco têm um papel fundamental e, para finalizar, destacar alguns elementos com manchas escuras que devem flutuar pelo desenho como uma melodia.
Difícil mas estimulante!
Difícil mas estimulante!



12 comentários:
Tão interessante, que sorte.
que bons!
fabulosos
desenhos muito bonitos! que técnica é?
Alfama ficou linda!
A técnica do Kiah Kiean é fascinante Fátima Santos: utilizam-se pauzinhos afiados na ponta como um aparo e molham-se em tinta da china de um frasco (pequeno) onde se colocou uma gaze de algodão no fundo e onde a tinta fica embebida. Depois para fazer as manchas utilizam-se uns pincéis de óleo (cerdas duras) que se esfregam numa esponja (tipo as da louça) que deve estar guardada num caixa de plástico porque também está levemente embebida em tinta e aplica-se como se se estivesse a "sujar" o desenho.
Claro que a isto se tem de juntar a filosofia da caligrafia chinesa :)
Celeste Vaz Ferreira
...os desenhos ficaram mesmo bons...
...e a tua descrição simples e concisa ajuda-nos a querer voltar a experimentar...
Muito obrigada!
Celeste Vaz Ferreira
Ficaram excelentes! A composição do segundo desenho ficou mesmo boa, soubeste deixar aqueles espaços em branco que fizeram toda a diferença, não desenhar elementos tb é importante! E o de alfama está bem bonito!
muito obrigada Celeste
Muito obrigada Celeste
Enviar um comentário