Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

São Julião da Barra

Olá desenhadores! Na semana passada fui deixar o meu caderno com um desenho do Forte São Julião da Barra ao Ministério da Defesa, e apenas havia um outro caderno entregue. Para que a exposição fique mais composta, não se esqueçam de ir lá deixar o vosso caderno. Disseram-me que estão a aceitar cadernos até à véspera da exposição, portanto, ainda há tempo!

---

O forte São Julião da Barra é a vanguarda de um sistema de defesa costeira com cinco séculos, responsável por proteger a entrada do estuário do Tejo e a capital do reino de uma invasão pelo mar. A estrutura da fortaleza evoluiu ao longo dos anos, ao mesmo passo que a engenharia militar o fez, estabilizando no seu aspecto final como uma fortificação ao estilo Vauban (séc. XVII), a maior do seu tipo no país. A sua função defensiva foi complementada com a de prisão política desde o final do século XVI.


Hoje em dia, o forte serve como farol e residência oficial do ministro da defesa do governo Português. Os visitantes restringem-se a convidados de estado e o ocasional grupo com marcação prévia. Há algumas semanas atrás, o forte foi visitado por um grupo de desenhadores que, ao longo do dia, capturaram nos seus cadernos a áspera e salgada atmosfera da cantaria das esplanadas dos baluartes e dos túneis que percorrem o interior da fortificação. Um vento agreste e tonificante soprafa entre as torres e os baluartes, enquanto canetas e pinceis registavam as decoradas galerias desertas da residência.


Os desenhos resultantes estão a ser organizados numa exposição que irá tomar lugar na próxima quinta-feira na sede do Ministério da Defesa. Para marcar uma visita à exposição, toda a informação está disponivel aqui.

5 comentários:

Pedro disse...

Os meus chegaram lá hoje.

Manuela Rosa disse...

Excelentes composições!

Teresa Ruivo disse...

Gosto muito do céu-mar, mas confesso que o primeiro é o meu preferido. Está lindo!

Suzana disse...

Adoro a composição do primeiro!

Pedro Loureiro disse...

Pedro: Com tantas exposições, ainda ficamos sem cadernos ;)