Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ritz Four Seasons

O projecto do Hotel Ritz, iniciado em 1952, foi o último do Arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, que acabaria por falecer em 1957 dois anos antes da conclusão da obra. Foi indiscutivelmente um projecto disruptivo na sua obra, resultando numa solução totalmente nova no contexto da sua carreira enquanto arquitecto e no seu habitual discurso estético. À semelhança de outros seus projectos, Pardal Monteiro voltou a contar com a intervenção de vários artistas plásticos, que tornam este edifício num autêntico museu do modernismo Português.
Este Sábado também fiz um desenho no Hotel Ritz, inebriado pelas tapeçarias artesanais de Almada Negreiros, no lounge que lhe dá o nome. No final da tarde, enquanto descia a Rua Castilho com o Vicente Sardinha, comentei a falha grave que é não ter feito ainda um desenho do exterior, de um dos edifícios mais bonitos da cidade de Lisboa...


2 comentários:

Maria Celeste disse...

...os candeeiros por detrás do sofá estão seguros da sua importância....

Teresa Ruivo disse...

Sempre valeu a pena a canseira! Ficou óptimo!