Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Workshops "Curto-circuito"



Este desenho, que costuma ser a imagem de poster das oficinas de desenho cego. foi feito durante a minha primeira oficina como formador de uma turma de alunos do Mestrado em Sustentabilidade da LUCSUS - Lund University Centre for Sustainability Studies, na Suécia. Foi uma experiência única a que a professora Kim Nichols apoiou e organizou entusiasticamente. Estudantes sem quaisquer antecedentes de desenho passaram duas horas a aprender que aprender a desenhar é tão fácil como observar qualquer objecto.

No desenho, à direita, feito durante um exercício em que participei para ficarmos número par, faziamos frankensteins uns dos outros, começando o desenho com uma pessoa e acabando com outra. O Theo e a Ann, que aqui ficaram fundidos num só, eram de facto um casal, e os únicos alunos das duas oficinas que tinham o hábito de desenhar regularmente. Será que algum destes alunos ainda desenha?

No próximo domingo, dia 31 de Janeiro, a Rita Caré e eu iremos orientar uma oficina de desenho cego no mega-workshop de desenho no Museu da Electricidade, que terá, ao todo, seis oficinas a decorrer simultaneamente. É uma excelente oportunidade para desenhar fora da zona de conforto e aprender as técnicas e os truques destes 12 desenhadores! Estão todos convidados!

Todas as informações AQUI!

3 comentários:

Maria Celeste disse...

...vai ser variado e intenso...

nelson paciencia disse...

Comigo vai ser mesmo desenho cego, que não me vais pôr a vista em cima!
Infelizmente não vou conseguir estar neste dia de workshops de empreitada. Espero que seja um sucesso.

Rosário disse...

Isto promete!