Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Lisboa Oriental



No fim de semana voltei à zona da Lisboa Oriental para mais uns desenhos. Queria voltar à Vila Dias porque o que fiz no encontro não me chegou, mas desta vez decidi entrar pelo lado oposto. Para chegar à Vila Dias pelas "traseiras" é preciso descer uma escadaria que vence o desnível do monte que a ladeia, no entanto a vista do cimo das escadas cativou-me tanto que nem as desci.
Já no encontro tinha achado muito interessante o contraste da vila com os edifícios maiores que a rodeiam e dessa vista isso era também notório.


Tinha estacionado o carro junto ao enorme morro que fazia a separação para a linha do comboio que atravessa a zona, do cimo do qual se conseguem ver os silos que ficavam mesmo em frente ao local onde frequentei a escola primária. Antes de voltar a entrar no carro achei por bem sentar-me em cima do muro e desenhar um pouco mais de telhados.


Para terminar dirigi-me para perto que já tinha visto junto a Marvila mas que não tinha ainda desenhado. Passado pouco tempo de ter iniciado os traços já tinha junto a mim 2 pequenas raparigas muito curiosas com o desenho que estava a fazer. Ficaram por ali a conversar comigo e acabei por perguntar-lhes se sabiam o que era aquela torre.
Disseram-me que pertencia à fábrica de sabão. Fui investigar na net e percebi que efectivamente em 1919 foi ali instalada a Sociedade Nacional de Sabões, que fabricou sabões, detergentes, pastas de dentes e afins. Laborou até ao inicio dos anos 90 e parece que este mirante é a única estrutura que resta de todo o complexo.

12 comentários:

Rosário disse...

Lindíssimos desenhos!

Fernanda Lamelas disse...

Muito bonitos! Realmente apetece voltar a esta zona para desenhar!

Henrique Vogado disse...

Todos espectaculares. O segundo ficou-me na retina.

Jrosa disse...

Fantásticos desenhos!

Eduardo Salavisa disse...

Estão muito bons. Aquela zona é um "nunca mais acabar de sítios" para desenhar. Também vou lá voltar. E estou a pensar marcar outro encontro.

Bruno Vieira disse...

Fabulosos

Rodrigo Briote disse...

Grande reportagem Filipe, e conseguiste abarcar a vila inteira no 1º desenho.

nelson paciencia disse...

Que desenhos formidáveis! Gosto especialmente do primeiro.

Maria Celeste disse...

...uma zona cheia de altos e baixos e de história fabril e não só...
... junto ao Tejo...
...e desenhastes muito bem este ambiente tão peculiar...

Ana Crispim disse...

Gosto imenso... Muuuuiiiiiiiiiito bons...

Sofia Gomes disse...

Estão fantásticos!

USkP Convidado disse...

Que desenhos fabulosos. Também andei numa escola primária para estes lados!

João Carvalho