Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Praia da Poça

Não podia saltar a Poça! Não estava no alinhamento das praias da linha para esta semana. Para não repetir a mesma estação seria suposto saltar do Tamariz para a Azarujinha. A Estação do Estoril é também a que melhor serve a praia da Poça situada a nascente no vale seguinte. Junto às antigas cocheiras do Tamariz, sobe-se pela antiga estrada anterior à marginal, que ligava os vales de Sto António e São João do Estoril. Sobranceira às arribas existe um chalet de veraneio em ruína dos princípios do séc.XX. Um letreiro anuncia em letras bem visíveis “propriedade privada, não está à venda" devia também dizer que está só à espera que caia. No enorme terreno circundante, bem de pé estão um conjunto de palmeiras quase centenárias que resistem ao escaravelho melhor que o Chalet aos proprietarios. Daí para a Poça é sempre a descer e estamos já em São João do Estoril junto do antigo edifício dos banhos onde hoje funciona provavelmente a cresce com melhores vistas de Portugal.

11 comentários:

Teresa Ruivo disse...

A forma como representas multidões é (também)sempre impressionante!
Quanto a colónias, para mim a mais bonita e com melhor vista é a casa, em S. pedro de Moel, que o poeta Afonso Lopes Vieira deixou em testamento para as férias dos filhos dos operários vidreiros, bombeiros e trabalhadores das Matas Nacionais. Tenta dar uma olhada e pode ser que te entusiasmes a ir lá desenhá-la. Valia a pena :)

http://1.bp.blogspot.com/-xD9tsD4jfKA/Uigijb_dbiI/AAAAAAAAUlw/afPh8H7Sovc/s1600/Casa+Afonso+Lopes+Vieira.jpg

Pedro Loureiro disse...

Bestiais estas reportagens da linha!

USkP Convidado disse...

Lindo!
Continua a ser turista, a escrever e a fazer desenhos magníficos. Estas reportagens fazem-me sonhar!

nelson paciencia disse...

Que craque este...

João Santos disse...

A forma como consegues representar todas as formas só com mancha é de cair o queixo... fabuloso!

Eduardo Salavisa disse...

A linha vista por um turista/historiador/reporter/desenhador/habitante da linha.

USkP Convidado disse...

este homem, além de ter um desenho inimitável, que isso de colocar borrões no papel e ficar gente e barcos e gaivotas, é obra! além disso, faz reportagens deliciosas (nunca vou esquecer a mostra em Aljezur dos vinte anos de desenhos na praia onde nos teremos banhado sem sabermos um do outro) e tem a panca das "vistas" : aqui é a cresce (creche?!!) com melhores vistas, na Arrifana era o grelhador ... :)
obrigada, João Catarino

Fátima Santos que a caixa de comentários não me deixa comentar com o meu perfil do google

Fernanda Lamelas disse...

Lindo!

Miú disse...

Ena, mas isto é um fartote de aguarelas de tirar o fôlego! Que exímia colecção de postais da linha, com esse estilo absolutamente inconfundível.

USkP Convidado disse...

O texto é muito bom, mas os desenhos ainda são melhores. Magnífico!

Filipe Pinto disse...

Luminoso