Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Encontro em Aljezur parte 1


No canto noroeste do Algarve, há um pequeno castelo de tons férreos, sobre uma colina inclinada. Este castelo, da era Islâmica da Península Ibérica era usado como celeiro colectivo da vila de Aljezur – ou, na sua forma árabe, Al-Jazeera, a península – uma referência à topografia medieval do local. De acordo com o arqueólogo Rui Parreira, esta região foi o lar de um chefe muçulmano – ibn Qasi – que sonhava em ter o seu próprio reino. Construiu um Ribat (um mosteiro fortificado) perto da costa, na Arrifana, fez tratados com o primeiro líder cristão do Reino de Portugal e estabeleceu uma base de operações na região de Aljezur, tirando partido da actividade piscatória e agrícola. Por isso, foi proscrito pelos seus correlegionários religiosos e, eventualmente, por eles assassinado.



Um generoso grupo de vinte a trinta pessoas juntaram-se na região para conhecer, com as suas canetas, lápis e aguarelas, a riqueza e diversidade local. Apesar de a geografia de Aljezur estar substancialmente diferente desde a era Islâmica – a pesca perdeu importância devido ao recuo dos braços de água – ainda é um centro agrícola importante, com uma variedade de vales férteis e falésias de xisto, sendo a batata-doce uma colheita bem conhecida.



6 comentários:

Teresa Ruivo disse...

Com o enorme post das actividades USKP estes desenhos escaparam-me. Estão soberbos!

nelson paciencia disse...

Que postada extraordinária Pedro. E o desenho da igreja e do homem com a "mão enxada" está simplesmente brilhante. Parabéns!

Alexandra Belo disse...

Grandes desenhos, como sempre (e ainda são melhores ao vivo).

Maria Celeste disse...

...que reportagem vivíssima...
...gosto muito...

Fátima Santos disse...

Pedro estou a ficar fã das tuas reportagens (dos desenhos já era...)

Pedro Loureiro disse...

Muito obrigado a todos! :)