Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Aveiro - Casa do Major Pessoa

Casa do Major Pessoa

Encontra-se na  rua Dr. Barbosa Magalhães , voltado para o canal central da Ria de Aveiro e foi construída em 1909, no apogeu da Arte Nova, sob o desenho dos Arquitectos: Francisco da Silva Rocha e Ernesto Korrodi.

Merece respeito esta «arte do artifício», que há mais de cem anos procurava reinventar e actualizar a arquitectura e o espaço da casa - um pouco por toda a Europa, aliás. Veja-se o que é para muitos o grande «monumento» desta arquitectura erigida cerca de 1907 bem no meio do Rossio de Aveiro, olhando o canal da ria a poucos metros: trata-se de um edifício deliciosamente multifacetado, com um átrio gradeado e contendo painéis azulejados, mobiliário e vãos de clara marca curvilínea; que ostenta uma poderosa fachada densamente decorada em pedra; que inclui umas traseiras de riquíssima espacialidade (com alpendre, ferros forjados e um original sistema de vãos desenhados, fronteiro a um pequeno jardim privado) - sem falar num recheio interior rico de mobiliário e de objectos vários

Os primeiros anos do século XX reflectem um total controlo da cidade pela burguesia colonial, marítima, industrial e comercial, e ainda por sectores de profissões livres, os quais se tornam cultural e economicamente influentes. Nascem, então, um pouco por todo o espaço urbano, vilas de feição neoclássica e, a par de outras de inspiração Arte-Nova, lado a lado com palacetes de famílias nobres.

2 comentários:

Maria Celeste disse...

...gosto do desenho e do texto que o acompanha...

Suzana disse...

Esta fachada é super difícil de desenhar, ainda não me atrevi a tentar :)