Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Desenhos de uma outra Lisboa II


Desenhar todos os dias é agora mais complicado quando o nosso oficio é... desenhar! As horas de almoço deveriam ser para descansar e pôr a cabeça noutro sítio, mas por enquanto não... O diário gráfico continua a ser o meu escape porque aqui quem manda sou eu e os desenhos saem como eu quero.


Quando pensava que já sabia muito disto, aprendemos sempre quando menos esperamos e chegar a esta conclusão foi uma espécie de iluminação para mim. Posso aproveitar o caderno para me libertar totalmente e dar mais expressividade ao meu traço... A cor já pode surgir mais espontâneamente, sem grande preocupações de realismo, porque como costumo dizer, se querem linhas direitas arranjem uma régua e se querem desenhos realistas, tirem uma foto...


Podem sair gatafunhos, mas eu gosto deles assim...


De cima para baixo: A praça D. Pedro IV (Rossio); A Igreja da Graça vista do miradouro de São Pedro de Alcântara; A estação do Rossio; O largo Duque de Cadaval junto ao bar Wine & Pisco.

3 comentários:

Pedro Loureiro disse...

Grande conquista esta de desenhar todos os dias! Parabéns Pedro! Um abraço

hfm disse...

Belos registos!

Teresa Ruivo disse...

Os novos cenários começam a chegar...Que maravilha!