Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 9 de março de 2015

Rabiscos para o Almoço

Mesmo em cima do momento, descobri que o Prof. Fernando Catarino vinha ao instituto onde trabalho para participar num seminário de boas-vindas aos novos alunos do ITQB, em Oeiras. Foi meu professor de biologia vegetal e de ecologia vegetal no final dos anos 1990. Ele insistia que provássemos as plantas que ele nos dava para as mãos... Tantos anos depois, continua com a sua inacreditável energia e sentido de humor.  Nas saídas de campo, ele ia sempre muito à frente de todos aqueles adolescentes. Ouvi dizer que continua a ir a toda a velocidade! Tem 82 anos! Na última aula que deu enquanto académico em 2002, ao ar livre e no seu querido Jardim Botânico da Universidade de Lisboa,  estiveram presentes mais de 500 pessoas...

Partilho um bocadinho da minha - muito humorada - hora de almoço e das frases mais marcantes daquele que é o Botânico Português mais famoso dos nossos dias. Veio contar algumas das suas estórias e da vida de algumas Plantas: belas, úteis e [Não!] biologicamente simples.

Trouxe consigo algumas plantas com raízes e tudo, mas não nos convidou a prová-las... :)





3 comentários:

Rosário disse...

Que bonito assim com muitos "dizeres"!

Teresa Ruivo disse...

É uma bela BD! Porque será que me lembro do Panoramix? :)

Maria Celeste disse...

...que bela história de vida...
...e partilhada...