Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 30 de março de 2015

Oficina com Inma Serrano na FASVS

Uma manhã fantástica numa oficina com a Inma Serrano, que aguardava com particular interesse uma vez que adoro a sua abordagem que resulta sempre em desenhos cheios de vida e expressividade. Como ela sugeriu, lá tentei captar as posturas apenas com mancha no início, mas não fiquei particularmente contente com os meus resultados e no último desenho não resisti começar pela linha.

Não tanto pelos meus resultados, mas foi de facto uma excelente experiência, pela aprendizagem com uma das urbansketchers que mais admiro e por finalmente ter podido conhecer tanta gente que apenas conhecia daqui. Já agora obrigado a todos os que tão simpaticamente se vieram apresentar! É sempre bom, para quem não está habituado a desenhar em grupo, sentir tanta disponibilidade e simpatia!



A minha primeira tentativa de começar pela mancha e apenas depois agrescentar linhas com grafite. Pode não parecer credivel, mas a certa altura um pombo pouso mesmo na cabeça deste senhor.


Aqui comecei pelas linhas com lápis de cor, na figura à direita e na figura à esquerda comecei pela mancha.


Neste último desenho, já sentado na escadas à porta da casa-atelier VS, não resisti voltar à minha abordagem habitual, começando pela linha e acrescentando depois a côr com os lápis.

2 comentários:

hfm disse...

Gostei e gostei de dar um rosto ao nome.

João Santos disse...

Igualmente Helena :)