Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Rabiscos e Cinema com "Mr. Turner"

Antes do encontro de ontem do cinema ao Elevador da Bica pintalguei as manchas de aguarela. Por acaso gostei das duas para os desenhos do encontro.

O desenho da entrada do cinema Ideal ficou por terminar, porque eu estava com muita curiosidade para ir ver a manifestação "Je suis Charlie" que estava a acontecer em silêncio ali ao lado no Largo do Camões.



O segundo desenho de um candeeiro lisboeta é o primeiro da Susana Araújo e foi feito a partir do quiosque da praça. Espero que seja o primeiro de muitos.


Candeeiro por Susana Araújo

Este último desenho representa vários momentos do Largo do Camões até ao Elevador da Bica, passando pela Manteigaria União que não parava de avisar que novas fornadas de pasteis de nata estavam a sair com o toque na sineta por cima da porta. Tivemos que ir bisbilhotar, claro!



Sobre o filme "Mr. Turner" não percam. Senti falta de um pouco mais de contexto na história dos últimos anos da vida do pintor, mas as imagens do filme, desde as paisagens aos detalhes, são muito belas. E como disse o Manuel Tavares nós nunca mais veremos os quadros do Turner da mesma forma...

Ficou a livraria do cinema Ideal por rabiscar, porque adorei o sítio!


3 comentários:

hfm disse...

Bela reportagem!

Alexandra Baptista disse...

faz pena não ter ido convosco!!

Teresa Ruivo disse...

Adoro a mancha do primeiro, e a sobreposição de momentos do segundo! Obrigada pela iniciativa.