Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Casa Malhoa

Carácter é algo que não falta a este edifício. Fiquei com vontade de o desenhar quando vi o fantástico esboço que o Pedro Alves aqui publicou. Embora já tivesse passado pela Casa Malhoa muitas vezes, fiquei com a sensação de só a tinha "visto" verdadeiramente depois de passar uma hora a fazer este desenho, encostado ao semáforo do outro lado da rua. Primeiro esboço a lápis, fixado com a minha antiga Parker 51 com tinta Platinum Carbon. Aguarelas acrescentadas em casa, à noite.

6 comentários:

Teresa Ruivo disse...

Ficou óptimo! Que reflexo tem nos vidros?

Pedro Alves disse...

Boa Rui! Bom detalhe neste desenho, eu não teria paciência para tal. Curiosamente, após o esquisso que mencionou, fiz uma vista muito semelhante que apenas publiquei no meu blog. Este bloco é de que tamanho? A6 ?

Maria Celeste disse...

...maravilhoso detalhe...
...e as informações técnicas ajudam...

Rui Grilo disse...

Teresa, os vidro têm paineis colados por dentro que formam um rosto, penso que seja do Dr. Anastácio Gonçalves que dá o nome à casa-museu. http://www.cmag.imc-ip.pt/

Rui Grilo disse...

E obrigado Maria Celeste!

Rui Grilo disse...

Pedro, fui ver agora essa vista (e já subscrevi o RSS do blog), ficou magnífica! Gosto muito de desenhar em profundidade, com muitos detalhes, porque me dá a sensação de mergulhar no que estou a ver. Mas gostava de aprender, em paralelo, a desenhar de forma mais sintética, para conseguir desenhar mais rapidamente. A seu tempo... :)
O caderno é um Moleskine dos pequenos (9x14cm), perto do A6. Gosto da portabilidade que este formato dá!