Desenhei em Alcobaça tantas vezes, que já lhe perdi a conta.
Este Domingo, passava um ou dois minutos das dez em ponto quando entrei na pastelaria Alcoa, sítio onde a Ana Frazão nos tinha sugerido encontrar para um encontro de desenho. Tomei o pequeno almoço com a Rosário, a Maria Celeste e a Helena (HFM), vieram de mais longe mas foram as primeiras a chegar. Pouco depois chegava a Ana, e depois mais gente, que também queria desenhar por ali. Em frente ao mosteiro começavam a montar-se as bancas para a feira de velharias, algo que acontece sempre ao 3º Domingo de cada mês. Na rua um frio de rachar, e o sol que não queria aparecer. Começamos por desenhar doces conventuais, eu sem grande sucesso, que estava ensonado e não tenho grande jeito para desenhar comida, ao meu lado tudo parecia correr bem. Mas tinham todos óptimo aspecto, e em breve, a pastelaria Alcoa vai abrir em Lisboa, na Rua Garret. Tenho a certeza que vai ser um sucesso.
Desenhei novamente o mosteiro, não sei porquê meti-lhe um vaso grande que estava na minha frente e tapava parte daquela vista. O problema foi ter começado o desenho por ali, não deu para corrigir, que palerma.
Depois dos desenhos dos doces fomos, alguns, à igreja de Santa Maria, a abadia do mosteiro. Não desenhámos ali, estava prestes a começar a missa e não quisemos incomodar. Fomos depois até à Ala Norte, um lugar que já tinha desenhado, e onde faz mais frio que em qualquer outro lugar, tem verdete em todo o lado. Gostei tanto de voltar a desenhar Alcobaça, desta vez com companhia. Para a primavera vou propor aos USKP um encontro aqui, tenho a certeza que vão gostar.
7 comentários:
Gosto destes desenhos e das cores.
Gosto do vaso grande, com ar dominador! Que histórias terá ele para contar?
Gosto de ver o produto final. Apesar do tempo foi um bom dia.
...que linda cidade a tua...
...apesar do frio e da dor no pé ,gostei muito deste encontro em Alcobaça...
...a vontade de desenhar e o convívio é muito importante...
...tem piada o desenho com o vaso intruso. Faz lembrar aqueles «emplastros» que se metiam à frente para estragar as fotografias oficiais...
Gosto do vaso, mas prefiro o verdete! (E boa ideia, a do encontro)
Sempre bons!
Dos dois prefiro a vibração das cores do segundo desenho. O contrate do amarelo limão da árvore com os cinzas, o castanho claro da base das colunas e o verdete do edifico do fundo dançam bem em conjunto.
Enviar um comentário