Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Itália

 





Começo a publicar o meu Moleskine agora seguindo a viagem desde o princípio. Como sempre arranjo, ainda em casa, sempre a primeira dupla página; em baixo transcreverei o que está escrito no lado esquerdo. A terceira foto é para indicar que estou em Florença com uma citação que acho magnífica, a seguinte uma forma diferente de fazer o relato do primeiro dia em que até tive direito a uma greve de comboios e eu que tinha de estar nesse dia em Florença e fui Lisboa/Milão, felizmente, consegui lá chegar. A última tem, para mim, uma história curiosa. Quando fiz a anterior, com marcadores, quando virei a folha vi que as manchas pretas tinha borrado o lado detrás, desesperei, mas com calma, resolvi que chegada a Florença passaria nos Uffizzi e aproveitaria para desenhar colunas depois acrescentei o texto a contar a história.

Quando viajo o olhar atento e devorador é a ponte entre o que me rodeia e descubro a minha interioridade que, como uma esponja, tudo absorve; mesmo o que parece ficar esquecido um dia voltará à luz numa explicação, numa ideia, nas palavras ou nos desenhos. Assim viajo. HFM - Lx setembro 2014.

Nota: São fotografias pois o tamanho do Moleskine não cabe na minha impressora e eu não sei usar o Photoshop.

4 comentários:

Ad astra disse...

gosto muio desta reportagem

Dina Domingues disse...

adoro a reportagem

Maria Celeste disse...

...temos que nos encontrar e o tema do encontro ser Florença e Veneza desenhadas e interiorizadas por ti...

hfm disse...

Combinadissimo!