Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 7 de junho de 2014

sketchbook therapy




Cara comunidade, deixo-vos o meu último caderno finalizado no passado mês e disponível em: http://sketchbooktherapy.wordpress.com/2014/05/01/sindicato/
Espero por todas as vossas críticas :) obrigado.
Marco

3 comentários:

Mário Linhares disse...

Estive a ver.
É muito intrigante este teu trabalho. Dou por mim a pensar no tempo que levas a fazer um caderno inteiro, já que o partilhas todo de uma só vez e numa lógica de facsimile, mas também no tempo que demoras em cada desenho...

É muito interessante a ausência (aparente?) de selecção de páginas.

Gosto do teu trabalho!

Marco António Costa disse...

viva Mário,
Obrigado :)

sinto-me privilegiado quando alguém se dá ao trabalho de pensar sobre aquilo que faço :) obrigado!

A razão para partilhar o caderno todo de uma vez só, prende-se com uma questão funcional de falta de tempo!!!! É quase um paradoxo para quem gasta tempo a realizar mais de um desenho por dia, mas multiplicar as tarefas de digitalização, tratamento, edição e upload das imagens, vezes a quantidade de fólios do caderno, levar-me-ia demasiado tempo. Por isso, quando finalizo o caderno tento dedicar duas tardes (ou noites) de um fim de semana para concentrar as tarefas e fazer tudo de uma vez só.

Como para mim só faz sentido mostrar o caderno na sua totalidade, (é um diário gráfico literalmente) é uma forma de optimizar o gasto de tempo nestas questões técnicas de colocar as imagens online. De certa forma as tarefas já estão bem sistematizadas e até tenho uns batchs criados no photoshop para ajudar :)

Quanto ao tempo que demora cada desenho, por acaso já várias pessoas me perguntaram o mesmo :) Penso que não devo ser muito diferente da maioria das pessoas que usam cadernos para desenhar o seu quotidiano. Há desenhos de 5 minutos, outros de uma hora, mas tento não demorar muito até ficar satisfeito com a experiência gráfica e avançar para o próxima. É muito raro regressar a um desenho, e geralmente só acontece quando quero usar determinado material que na altura não tinha disponível comigo.

Nada de especial, portanto! :)

Marco António Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.