Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

44º encontro - av. de Roma/ exposição na Barata

Pois, isto vem um bocado fora de tempo!... Nos últimos meses tenho andado numa correria, e com o scanner fora de serviço, por isso agora venho pagar as quotas em atraso. :) Devagarinho e em prestações porque o scanner já funciona mas o tempo ainda é escasso. Primeira prestação: a aguarela panorâmica que fiz no 44º encontro, do cruzamento entre a av. de Roma e a João XXI.


Algumas pequenas notas: o episódio do carro avariado aconteceu de facto, mesmo ao meu lado. O carro em contramão (lado esquerdo), no entanto, foi puro erro do desenhador, que até se apercebeu a tempo (isto é, antes da aguarela), mas que achou que a necessidade da composição tinha prioridade sobre o código da estrada. :) De qualquer forma os veiculos em movimento são misturas entre observações momentâneas e detalhes roubados a carros estacionados - a minha memória está longe de ser fotográfica. :p

A perspectiva é cilíndrica, ou panorâmica, mais ou menos aldrabada para as coisas caberem todas - o edifício da direita foi deformado quase em perspectiva esférica porque na perspectiva cilíndrica teria que sair completamente da página, já que esta não "comprime" na vertical - a perspectiva é uma ferramenta, e temos a liberdade de torná-la naquilo que nos der jeito. As perspectivas mistas dão muito jeito e exprimem bem a forma como olhamos para as coisas; neste caso, uma observação horizontal de uns 270 graus, com um momento intermédio em que os olhos sobem a linha vertical de um edifício mais próximo e alto.

O desenho foi feito no local, mas passei tanto tempo a lutar com a fase do lápis que tive que me ir embora sem fazer a aguarela; essa foi feita já em casa, a partir de referência fotográfica. Não é o meu hábito trabalhar os desenhos fora do local, mas teve mesmo que ser desta vez.

ps: peço desculpa se este post "saltitou" pela página uma ou duas vezes. Tive alguns problemas a editar isto no blogger.

12 comentários:

Rita Caré disse...

Está incrível! Parabéns!

Suzana disse...

Está fantástico, excelente a perspetiva!

Cesar disse...

Grande desenho, que acompanhei durante alguns minutos. Não necessita de tanta justificação.
Está muito bom, ponto. Gosto muito!

Luis Gabriel Marques disse...

Gosto muito desta panorâmica. Parabéns!

Luís Ançã disse...

Fantástico. Já tínhamos falado sobre o desenho na exposição. Continua a ser muito forte neste formato web.

Maria Celeste disse...

...vi este desenho in loco e falamos sobre ele ...
...mais uma vez parabéns ...

Maria Celeste disse...

...vi este desenho in loco e falamos sobre ele ...
...mais uma vez parabéns ...

cláudia mestre disse...

Acho fantástico o desenho, o domínio da perspetiva, diferente das que se costumam observar por aqui.

nelson paciencia disse...

Quando estava a ajudar o Mário a preparar a exposição na livraria Barata, este foi o desenho que mais impacto teve aos meus olhos, e abri o caderno neste sítio várias vezes. Aqui está óptimo, mas ao vivo transmite uma expressão, textura e alma do lugar que me remeteram para o texto que antes tinhas publicado. Gostei muito.

António Araújo disse...

Cláudia:

>o domínio da perspetiva, diferente

Há uns tempos dei um curso de perspectivas "exóticas" na universidade aberta, em que misturava matemática com arte. Achei que depois disso tinha obrigação de aplicar nos urban sketchers. :)

Cesar:

>Não necessita de tanta justificação.

Pois não, mas tu já deves ter percebido que eu sou um fala-barato! :D

Obrigado a todos pelos comentários! :)

Abraço

Vicente disse...

Sou fã dos teus desenhos

António Araújo disse...

Obrigado, Vicente! :)