Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

sketchbook therapy





Cara comunidade, deixo-vos estas imagens do meu último caderno realizado entre 25 de agosto e 13 de outubro. Acima de tudo espero pelas vossas críticas e comentários. Para acederam ao caderno completo sigam o link: http://sketchbooktherapy.wordpress.com/2013/10/10/apontamentos/
Obrigado.
Marco António Costa

11 comentários:

Cesar disse...

Trabalho fantástico com uma estética muito bem conseguida que produz um belo efeito gráfico. Já vi também o blog, de que já me tornei seguidor. Obrigado por nos dares a conhecer tão bons desenhos.
Gosto mesmo muito.

Marco António Costa disse...

muito obrigado pelas suas palavras amigo Cesar Caldeira :) são motivadoras para continuar a desenhar :)

Rita Oliveira Dias disse...

Trabalho muito interessante mas que nada tem a ver com o manifesto dos Urbansketchers.

José Barreiros disse...

Bons desenhos e uma forma muito interessante de os colocar. Visitei o blog e todos os desenhos da coleção. Estão fantásticos. As linhas de letras por trás e o enquadramento dão um certo toque que não e usual ver mas que aqui fica bem. Parabéns !

Manuela Rosa disse...

Uma abordagem diferente com reutilização de livros com um efeito estético magnífico. Lembram as camadas dos graffiti, os muros velhos e usados renovados com belos desenhos e pinturas...

Marco António Costa disse...

obrigado pelas vossas palavras e interesse :)

Mário Linhares disse...

Bem vindo Marco!

Marco António Costa disse...

obrigado Mário :)

Tiago Cruz disse...

Marco, sabes que sou fã incondicional dos teus desenhos. São sempre muito interessantes. Mas muito interessantes também são os comentários como o da RIta "Trabalho muito interessante mas que nada tem a ver com o manifesto dos Urbansketchers."… e agora podíamos estar aqui uma eternidade a discutir este Manifesto.

Marco António Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco António Costa disse...

Viva Tiago,
obrigado pela tua consideração sobre o meu trabalho :) fico bastante grato. acho que não há necessidade de estarmos aqui a trocar insígnias e medalhas um com o outro, :) mas já agora, aproveito para dizer publicamente, que os teus cadernos me interessam bastante!
aqui há uns 2 anos atrás (talvez menos) propus-me (por iniciativa) pertencer aos USK. a minha ideia era que, o meu trabalho pudesse ajudar a fortalecer a comunidade USK na sua abordagem do potencial expressivo dos desenhos em cadernos realizados diariamente. responderam-me, na altura, que os meus desenhos não se encaixavam no perfil de desenhos em cadernos do USK (independentemente da qualidade que poderiam ter). confesso que nem fiquei triste nem contente. apenas não pensei mais no assunto, até que, há pouco tempo atrás, me endereçarem um convite directamente. na mesma perspectiva, pensei então que o meu trabalho sempre poderia corresponder a esse tal fortalecimento da comunidade e portanto aceitei de muito bom agrado.
quanto ao manifesto, se existe é porque tem devida importância e portanto a comunidade que por ele se manifesta entenderá o seu expansão e limite. penso que me revejo nele, e acho que tenho argumentos para defender o meu trabalho a partir dele mas, se num futuro, eu próprio discernir que de facto o meu trabalho não traz vantagem nenhuma à comunidade, serei o primeiro a "pôr-me ao largo" :)
tal como nos desenhos, também numa comunidade, o mais importante são as ideias e as acções tomadas a partir delas :)