Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Portugal é... farra e rapaziada!


Ignacio, o simpático sketcher de Badajoz, num dos nossos encontros em Elvas, teve tempo para me ensinar o Jogo da Moeda. Tratei rapidamente de o exportar para Lagos alguns dias depois. As regras são simples: cada jogador tem três moedas. Cada um escolhe guardar as que quiser na mão - entre zero e três - e, à vez, faz apostas sobre quantas moedas estão em jogo ao todo. Quem acertar, salva-se e não joga mais. O último paga a rodada.



Em Lisboa, calhou bem o aniversário da E. para pôr na mesma mesa uma data de gente que não se via há que tempos! Tudo sob o olhar pachorrento do patrão do restaurante de Alfama que, volta e meia, apontava em alguma direcção, rosnando baixinho ordens a algum empregado de mesa.


Por falar em empregado de mesa: a Ginginha Popular, na rua das Portas de Santo Antão arranjou um daqueles que tem a escola toda! Sabe a cartilha das bocas de empregado de mesa - ou tasco lingo, se quiserem - e entrega-o energicamente com histórias floreadas sobre os tempos da sua vida artística!


Na última noite em Lisboa, a P. e eu trocavamos dicas sobre filmes com o M. num daqueles bares do tipo bar-mítico-do-bairro-alto-que-fechou-mas-voltou-a-abrir-com-o-ambiente-de-antigamente - a Janela da Atalaia. Para nossa surpresa fomos recebidos pelo Fred, personagem que esteve presente nos últimos anos da nossa vida em Lisboa, servindo-nos o café quase diário no Quiosque do Torel, e que decidiu lançar-se na aventura de ter o próprio bar. Boa sorte Fred!

10 comentários:

Rita Oliveira Dias disse...

muito bom, a vida em todo o seu esplendor e simplicidade :)há vida nos desenhos.

hfm disse...

Bela reportagem gráfica e escrita!

Maria Celeste disse...

...grande animação...

nelson paciencia disse...

Que brilhantes reportagens que fazes!
E os desenhos sao uma maravilha.

Suzana disse...

Que giro, gostei imenso da reportagem e dos desenhos, com muita vida!

Luis Gabriel Marques disse...

Gosto muito do estilo BD e das cores
destes desenhos.

Rosário disse...

Gosto muito destas reportagens!

Pedro Loureiro disse...

Obrigado a todos pelos comentários!

Cesar disse...

Desenhos que transmitem alegria de viver os bons momentos. Muito bom trabalho.

Manuela Rosa disse...

Um observador atento e com humor, sempre.