Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


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domingo, 29 de setembro de 2013

PROJECTO todos13_5ª. Edição_VII Parte.

 
E  a festa de Todos - Saberes e Sabores Culturais continuou....
Ainda em 14 Set13 do Museu Júlio Pomar dirigimos ao Palácio de S. Bento eram entre as 17 às 18.30 horas.
O objectivo era o de escutar uma história de Kohlhaas (séc.XVI) - "Michael Kohlhaas". Constituiu uma adaptação do texto de Henrich von Kleist e fulgurante interpretação de Marco Batiani e corresponde a uma obra prima do romantismo alemão. Desta vez não me distraí nem com o que se passava à minha volta, nem com registo de desenhos no meu caderno, porque de hábito, preocupo-me sempre em registar os croquis instantâneos no meu suporte. Fiquei deveras admirada porque não é usual essa minha atitude em apenas só escutar com atenção uma peça de teatro. Gostei desse peça que se adequa a situação atual: a Lei, o Poder e a Justiça. Para além de tomar conhecimento desse significado, também foram demostradasi e aplaudidas a atuação inédita do actor Marco Baliani que sem sair da cadeira onde se encontrava, manipulava os ruídos com os pés. Percebia--se muito bem pelos gestos, pela voz em tom alto, de boa dicção e com apoio do equipamento de tradução que se projetava num écran devidamente preparado. No conjunto, muito invulgar esse espetáculo.
1. A SALA DO SENADO
No dia seguinte:"15 de setembro, das 10h às 13h - desenhar com a Alexandra Belo e o Vítor Mingacho". Era da programação  confesso que acalentava alguma expetativa em participar e apreciar uma vez mais a atitude desses bons cuadernistas, assim como os respetivos trabalhos.
 O ponto de encontro registou-se à entrada da Fundação Mário Soares de seguida estão os passos concretizados..
 
Subindo na Rua da Paz fomos guiados à Interculturacidade para assistirmos a uma lição e contacto com a língua persa: o seu alfabeto, o som, a sua estrutura e cultura. Escrever, falar e ouvir, constituíram os itens necessários para que todos - professor de origem iraniana Davoud Ghorbanzadeh e o público que assistia -interviessem nessas duas horas.
Ao invés do que se passou na Sala do Senado, que me perdoem, mas abstive-me apenas em escutar e... desenhar, muito embora fosse convidada a participar. Acrescento, que deixo aqui a minha simpatia pelos intervenientes assim como a indicação dos interessantes simples mas eficazes recursos pedagógicos aplicados assim como o bom ambiente gerado.
 
2. NO CENTRO CULTURAL
Desta forma, ainda dou a conhecer a ficha dos carateres da língua persa com a correspondente transcrição e da equivalência em português.

2. APRENDENDO OUTROS IDIOMAS (Persa)

Até o final dessa manhã de 15 Set mantivemos-nos sempre a desenhar na Igreja das Mercês. 

3. IGREJA DAS MERCÊS.

1 comentário:

Maria Celeste disse...

...o que se vai aprendendo ao participar...