E a festa de Todos - Saberes e Sabores Culturais continuou....
Ainda em 14 Set13 do Museu Júlio Pomar dirigimos ao
Palácio de S. Bento eram entre as 17 às 18.30 horas.
O objectivo era o de escutar uma história de Kohlhaas (séc.XVI) - "Michael
Kohlhaas". Constituiu uma adaptação do texto de Henrich von Kleist e
fulgurante interpretação de Marco Batiani e corresponde a uma obra prima do
romantismo alemão. Desta vez não me distraí nem com o que se passava à minha
volta, nem com registo de desenhos no meu caderno, porque de hábito, preocupo-me
sempre em registar os croquis instantâneos no meu suporte. Fiquei deveras admirada porque não
é usual essa minha atitude em apenas só escutar com atenção uma peça de teatro. Gostei
desse peça que se adequa a situação atual: a Lei, o Poder e a Justiça. Para além
de tomar conhecimento desse significado, também foram demostradasi e aplaudidas a atuação inédita do actor Marco Baliani
que sem sair da cadeira onde se encontrava, manipulava os ruídos com os pés. Percebia--se muito bem pelos gestos, pela voz em tom alto, de boa dicção e com apoio do
equipamento de tradução que se projetava num écran devidamente preparado. No conjunto, muito
invulgar esse espetáculo.
No dia seguinte:"15 de setembro, das 10h às 13h - desenhar com a Alexandra Belo e o
Vítor Mingacho". Era da programação confesso que acalentava alguma
expetativa em participar e apreciar uma vez mais a atitude desses bons
cuadernistas, assim como os respetivos trabalhos.
1. A SALA DO SENADO |
O ponto de
encontro registou-se à entrada da Fundação Mário Soares de seguida estão os
passos concretizados..
Subindo na Rua da Paz fomos guiados à Interculturacidade para assistirmos a
uma lição e contacto com a língua persa: o seu alfabeto, o som, a sua estrutura
e cultura. Escrever, falar e ouvir, constituíram os itens necessários para que todos -
professor de origem iraniana Davoud Ghorbanzadeh e o público que assistia -interviessem nessas duas horas.
Ao invés do que se passou na Sala do Senado, que me perdoem,
mas abstive-me apenas em escutar e... desenhar, muito embora fosse convidada a
participar. Acrescento, que deixo aqui a minha simpatia pelos intervenientes
assim como a indicação dos interessantes simples mas eficazes recursos
pedagógicos aplicados assim como o bom ambiente gerado.
2. NO CENTRO CULTURAL |
Desta
forma, ainda dou a conhecer a ficha dos carateres da língua persa com a
correspondente transcrição e da equivalência em português.
2. APRENDENDO OUTROS IDIOMAS (Persa)
Até o final dessa manhã de 15 Set mantivemos-nos sempre a desenhar na
Igreja das Mercês.
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3. IGREJA DAS MERCÊS.
1 comentário:
...o que se vai aprendendo ao participar...
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