Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 9 de março de 2013

Türk Postallar vol 01: Jurassic Land

Kalabalık. Ora aí está uma palavra que assenta que nem uma luva a quase todos os locais em Istambul— kalabalık significa multidão. Se são 10 ou 15 ou mesmo 20 milhões, depende a quem se pergunte, mas pouco importa, pois por toda a parte a dita multidão se faz sentir, umas vezes apenas visual e sonoramente, outras vezes sob forma de valentes empurrões e encontrões, que nisto de maralha, o ex-otomano é gente afoita.

A vida dá muitas voltas e as tômbolas da Santa Casa dão muitas mais, e quis o destino que me encontrasse hoje à tarde no Istanbul Forum (aqui como aí, a malta aprecia a romaria de fim-de-semana ao shopping). No dito Forum, parece que há para ali uma tal de Jurassic Land, atração paleontológica que fomenta a berraria da criançada antes, durante e depois da visita. Fui espreitar, mas não me aventurei para lá da porta, tendo antes assentado arraial no Jurassic Café. A partir daqui, fui controlando o pessoal que chegava, posava para uma foto em frente a um ferocíssimo Tyranosaurus rex (são sempre ferocíssimos, não são?— e a pingar sangue das fauces escancaradas, e a roncar e rugir a bom roncar e rugir, isto eram bichos que só estavam bem a fazer o mal...), e ia à sua vida.

Entrada do Jurassic Land, vista a partir do Jurassic Café - Istanbul Forum
Enquanto desenhava, ia tentando trocar umas palavras com os empregados— isto com muito boa vontade e pouquíssimo sucesso, uma vez que o meu domínio de Turco é muito bera. Mas diz que a intenção é que conta, e terminado o desenho fui trocar um vigoroso bacalhau com o empregado, sendo surpreendido com duas beijocas na face. Diz que é costume local entre amigos, bom sinal, sã camaradagem e assim. Está certo... Siga.

(Postado também em Urban Sketchers Istanbul, mas com menos floreados, claro está, que em Português é que a gente se entende)

9 comentários:

Maria Celeste disse...

...um fantástico desenho de uma boa mistura ...
...foto de Tm ,mulheres com véu,dinossáurio...

hfm disse...

Como sempre nos teus "posts" há que estar atenta à imagem e ao texto - sempre em perfeita sintonia e complementares.

Rosário disse...

Gosto muito destes desenhos! E gosto deste tipo de letra e do texto(claro)!

Manuela Rosa disse...

É bom ler sobre outras paragens e descobrir que há semelhanças nos hábitos (bons e menos bons...). A tua escrita com alguma ironia é deliciosa. Quanto ao desenho,está espantoso!

PeF disse...

Muito obrigado. Faltou acrescentar que a malta do café nos ofereceu um chá, enquanto lá estivemos a desenhar.

Filipe LF disse...

Pef ao mais alto nível!
Istambul reforçou-te a verve! Que prosa! Que desenho!
Abraço

PeF disse...

Muito obrigado Filipe. Tem dias, tem dias... mas realmente por aqui há muito que contar e desenhar.
Um abraço

Unknown disse...

Muito bom PeF! Há muito tempo que não ouvia de ti! Abraço, João

PeF disse...

Olá João, muito obrigado. Volta não volta vou postando alguma coisa, assim haja tempo e o que mereça mostrar (véus islâmicos e Tyrannosaurus rex cumprem claramente este predicad...). Um abraço, Pedro