Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

30º Encontro - Noite Europeia dos Investigadores

Aqui vão os meus desenhos do 30º encontro.

Começo pelo meu desenho favorito da noite: uma demonstração de biomecânica (de uma equipa da faculdade de motricidade humana), em que um atleta (especialista em parkour, julgo eu) era seguido diligentemente por um set-up de tracking sofisticado, que no entanto ficou por vezes algo desnorteado com a violência de alguns dos movimentos mais bruscos (por exemplo, o choque de um salto mortal liquidou momentâneamente a instrumentação). Foi interessante ver os investigadores a lidar com o problema de calibrar e parametrizar a instrumentação num ambiente improvisado que obviamente estava longe das condições ideais do laboratório.


Ainda no mesmo contexto, temos abaixo um interessante ritual de propiciação (a nossa "dança da chuva", brincava um dos membros da equipa) realizado por uma jovem investigadora. Na verdade tratava-se, julgo eu, de uma forma de calibrar os instrumentos, girando duas esferas no ar, em várias posições, ao longo de toda a àrea de interesse. Note-se a presença dos detectores (desenhei dois de entre os vários presentes) capazes de capturar até 500 frames por segundo.


A seguir, temos algumas das proezas atléticas dos mais pequenos (e alguns mais crescidos), devidamente supervisionados.


E finalmente, o primeiro desenho que fiz quando cheguei, de uma das jornalistas que cobria o evento. E foi premonitório, porque eu e o Eduardo acabámos por ser "capturados" por uma outra jornalista que nos entrevistou, um pouco mais tarde. Felizmente a senhora era muito simpática, e a minha fobia às cameras não foi tão má como imaginei. Mas foi um pouco perturbador quando cheguei ao local combinado, a pensar que ia estar "escondido" no meio de uma data de colegas, e descobri que os rabiscadores tinham-se pirado todos (obrigadinho, pessoal! com amigos destes!.... :) :))) e só restava eu e o Eduardo, que ainda por cima se queria ir embora! Felizmente ele acabou por se compadecer do meu ar de coelho em frente aos faróis, e a coisa, em equipa, foi relativamente indolor. :)


E pronto, é tudo! :)

10 comentários:

Cesar disse...

Todos eles estão magníficos!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Este da reporter foi uma bela sacada! Alias ela fez sucesso por lá... Gostei dos seus desenhos e dos temas, representam com fidelidade o evento, os jogos e a diversão da noite. Eu acabei por desenhar o prédio do Oceanário que não tinha nada a ver....rs.... mas foi por uma questão pessoal, gosto daquele prédio isolado por águas e acabei por não resistir a tentação de estar tão perto dele.

Maria Celeste disse...

António gostei de te ver a ti e ao Eduardo no jornal da meia noite da SIC .Valentes!
Representaram muito bem todos os cobardes que fugiram,onde me incluo.
Gosto muito dos desenhos,em particular do primeiro que tive a sorte de ver in loco.
Muitos parabéns!

António Araújo disse...

Maria Celeste,

haha! Eu felizmente não tenho TV, por isso não tive que ver a "linda" figura que devo ter feito :D :D.

Vocês é que fizeram bem em ir embora, que no dia seguinte tive que acordar cedo e andei o dia todo a cair para o lado com sono :) A "crítica" era só a brincar, nós chegámos lá às seis e é perfeitamente natural que as pessoas não tenham ficado até tão tarde. Eu também só fiquei porque fui jantar já tarde e quando voltei a entrevistadora apanhou-me a jeito e fez-me prometer que ficava, e depois de prometer já não consegui voltar atrás :p

Mas acabou por ser mais uma experiência divertida! Agora que passou a fobia, até já dava entrevistas todos os dias antes do café da manhã! :D :D :D

Abraço
A.

nelson paciencia disse...

Gosto muito dos teus desenhos. Aliás, tive a oportunidade de os ver contigo no serão de sexta-feira, e a explicação dá corpo à expressão que sai do teu traço.
Gosto particularmente pelos miúdos de espadas em riste.
Curioso o facto de teres partilhado o desenho da Clara de Sousa quando estava em directo para a SIC, sem te aperceberes que também tu estavas a ser desenhado à socapa.
Abraço
Nelson Paciencia
(continuo sem conseguir comentar sem ser como um anónimo, deve ser porque não possuo um blog...)

nelson paciencia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nelson paciencia disse...

Ok, I´m in!

Alexandra Belo disse...

Parabéns, tens uma capacidade extraordinária de desenhar pessoas. Já tinha visto esta reportagem ao vivo, mas online continua a ser um excelente documentário daquela noite caótica e mediática. Até à próxima!

António Araújo disse...

Nelson: pois é, ninguém está seguro! :D Desta vez desenharam-me até mais do que uma vez, pelo visto, e eu não me apercebi de nada! É bem feito, assim já sei ao que sabe quando o faço aos outros! (hã...bom...não sabe a nada!..se não soubermos... :D)

Alexandra: Obrigado! :)