Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

HORROR VACUI_ entre branco e o preto_challenge 48






este pequeno caderno Laloran, representa para mim uma reflexão sobre o challenge 48, lançado por Tiago Cruz. O caderno em si, apresenta-se como uma oposição, muito pequeno para as minha maõs.
As oposições entre as cores "preto/branco", mas também as contradições "cheio/vazio" para preencher as folhas entre linhas e tractos. Mas a coisa mais evidente é a passagem "artíficio/natureza" no avançar, até a última página do caderno, onde em um desenho feito no jardim botânico em Ajuda. A árvore do Dragão, muito antiga, é em suspensão atraves cabos em aço.
Acho que a reflexão do Tiago Cruz é muito importante porque representa aquelo que é a cultura e a sociedade contemporanea, hoje.

10 comentários:

B.Braddell disse...

gosto muito!!!btw, belo caderno!!!

hfm disse...

Claudio, o que dizer? parecem-me gravuras antigas de tão precisas e cuidadas, sobretudo as do jardim. Já conhecia uma das árvore.

Em jeito de graça, não te assustes, digo-te que gostaria de ser ladrão e de ir a tua casa roubar essa preciosidade... ehehe.

Fora de série!

Sono attacata al tuo taccuino!

Pedro disse...

Lindo post.
E os desenhos então... esse caderno vale ouro!!!

claudio patanè disse...

muito obrigado!!;.)

Tiago Cruz disse...

Muito obrigado por estes 4:45… são uma inspiração. O caderno é fantástico!

Carina Figueiredo disse...

Estou sem palavras! Muito bom!

Manuela Rosa disse...

Admiro os pormenores nesta escala.Já tinha visto o desenho da árvore dragão e uns de Monsanto aqui no blog e não imaginava a sua dimensão.São graficamente fascinantes e, se para ti a escala era uma oposição, o resultado foi uma harmonia! Claudio, como diz o Tiago, tu inspiras-nos! A tua reflexão escrita ligando os contrastes do challenge ao contrastes no desenho é fantástica.

claudio patanè disse...

obrigado para as lindas palavras!!!
é só um trabalho da bolso!!! acho que um acaderno, o nosso cadernos, pode conter o mundo inteiro...é belo poder percebir isso!! a vida é um contrasto desde o inicio, a criação também...descobrimos com o desenho! ;.)

Filipe LF disse...

Sensacional!
Belas imagens do Mundo que tens no teu caderno!
Parabéns Claudio,
Abraço

Anónimo disse...

Sensacional...