O segundo dia do Simpósio começou no Chiado, com o Frank Ching e o Pedro Cabral, que nos mostraram como a arquitectura de um lugar se torna na moldura das vidas no desenho. Sentei-me a desenhar ao lado do Miguel Herranz, que estava a aplicar um azul intenso ao céu do seu desenho. Tive de experimentar. Gosto mais do resultado dele porém. Lembrei-me também de uma técnica que tinha visto na noite passada no diário da Melanie Reim, em que ela detalhava o fundo pormenorizadamente, enquanto deixava inacabados os primeiros planos. Esta técnica criava uma complexidade e profundidade no desenho que me deu vontade de experimentar. Eis o resultado.
Dentro da Brasileira, ao balcão, tentei usar a moldura das portas para criar um efeito de proscénio, em que a rua seria o palco.
As conferências do Matthew Brehm e do James Richards foram muito reconfortantes. O primeiro (não só mas também) explicou a diferença entre técnica e estilo, confirmando-me algumas questões sobre o assunto. Fez-me sentir tranquilo relativamente a copiar técnicas do sketcher ao meu lado, como fiz com o Miguel e a Melanie, durante a manhã. Do segundo, recordo-me do impulso que deu na moral, lembrando que o que estamos a fazer "está a dar outra vez!"
Já no Rossio, a Melanie Reim e a Ângela Luzia, desafiaram-nos a contar as histórias do largo. O meu modo favorito de desenhar! Parecia que apenas dois tipos de pessoas andavam pelo Rossio naquela altura: turistas estrangeiros, e grupos de comunidades africanas.
Os primeiros eram demasiado irrequietos para desenhar. Concentrei-me nos últimos. A maior parte deles estava apenas a andar por ali, conversando, observando. Alguns em poses muito elegantes. Outros, mais relaxados.
A certa altura, um dos infames vendedores de haxixe que pululam pela Baixa topou-me, inquieto. Até que se lembrou que, na noite anterior quando chegou a casa, nas notícias, estavam uns tipos a desenhar nas ruas de Lisboa. Pancadinha nas costas. Tudo em ordem! Estava autorizado a ficar naquela esquina!






7 comentários:
Pedro, again another great set of sketches. I do so enjoy your work. Thanks for giving me the link. I love too what you wrtoe. I misses those lectures so it was great to hear baout them. Seeing your top sketch makes me want to try those techniques.
Bela reportagem Pedro. Excelente!
Belos desenhos e bela sequência de explicações e de histórias complementares. O desenho feito de dentro da Brasileira vi-o no original quando ficou exposto no chão junto com os outros e atraiu-me logo o olhar.
Para mim que sou uma "outsider" destas lides copiar os outros ajuda-me a encontrar novas linhas, as minhas.
Hello Pedro.
Thanks for leting me know how were those workshops that I would like to had been. I found very good your line, precise and well defining, I will try to follow your ideas on sketching.
Desenhos fantásticos! Também gostei muito desses workshops. Tive pena de não poder assistir às conferências…
Obrigado a todos pelos simpáticos comentários!
As conferências foram mesmo muito surpreendentes. Não pensei que ouvir falar sobre desenho (em vez de simplesmente desenhar) pudesse ser tão instrutivo! E inspirador! Claro que todo o ambiente e toda a malta do Simpósio ajudava à inspiração!
Thank you all for the nice comments! The lectures were really really surprising. I never thought that hearing someone talking about sketching (rather than just sketching) could be so instructive! And so inspiring! Of course, all the surroundings and all the people sketching in the Symposium were inspiring as well!
hi Pedro - thanks for the link.... I am now following the USK Portugal site (not sure why I wasn't before!!!) You should get a blog!!! great work!
Enviar um comentário