Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Workshop Capturing environments




Este workshop realizou-se nas escadinhas do Duque. Houve 3 propostas. A primeira, digamos para apanhar o ambiente e aquecer a mão. A segunda, de uma hora, foi uma angústia e, a certa altura, senti que me ia atirar pelo buraco que criara entre os dois lados das escadinhas, sem saber como resolver o castelo e casario que se encontravam na minha frente - tipo suicídio! ;)

Felizmente mão amiga, o Mário Linhares, sentou-se calmamente ao meu lado e fez um esquema proporcionando-me, em poucos minutos, uma verdadeira lição que não esquecerei. O resultado do que fiz em seguida virá aqui qualquer dia.

Hoje trago a última proposta - entrarmos numa das muitas lojas que rodeiam as escadinhas, conversarmos com as pessoas, sentirmos o ambiente e pedirmos para desenhar. Em cima, o resultado dentro de um alfarrabista onde estava um caricaturista a desenhar (espero que a Rosário coloque aqui o desenho que fez desse senhor - uma maravilha!), havia também um senhor que era uma verdadeira máquina falante e criou um perturbante ruído de fundo.

São estas as recordações que ficam gravadas em cada desenho e que, por isso, o tornam único.

3 comentários:

Ad astra disse...

gosto muito deste

especialmente das coisas em cima da cadeira e da cor usada

Manuela Rosa disse...

Que boa proposta de exercício e que bonito resultado! Não foi possível fazer todos os workshops mas vamos aprendendo aqui com a partilha...

Rosário disse...

Foi muito engraçado! Irei colocar o desenho que fiz.