Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 20 de julho de 2011

DIÁRIO DE VIAGEM_ XV Encontro dos USKP _ Hosp S.José

No final de Maio e meses seguintes um grupo de entusiastas de Diários Gráficos frequentou um Workshop “Caderno de viagem” promovido pela SNBA.
Os estudiosos não só tiveram permanência na sala de aula, como foram levados ao exterior do espaço da SNBA, e por isso, a função seria redescobrirem quer a Avenida da Liberdade quer as várias artérias do centro urbano de Lisboa.
Para além do obrigatório conhecimento prévio das noções básicas do Desenho - embora em esquema sumário - foi antecipadamente dado a conhecer a todos os intervenientes o indispensável conteúdo programático, assim como as instruções essenciais do Workshop, notificando-os simultaneamente da metodologia e dos objetivos a aplicarem nas atividades propostas.
Pelas explicações teóricas adquiriram-se até conceitos e noções específicos novos e diversas formas diferentes de abordagem metódicas na execução dos desenhos.

O Workshop teve a Arqª Mónica Cid regente da cadeira que conduziu os participantes numa constante orientação pedagógica.

Numa das fases foi notória a participação enérgica desse grupo entusiasta – aí está – ao cair da tarde, em plena baixa pombalina anotando graficamente o movimento lisboeta e os espaços urbanos tridimensionais, entre outras definições.

Outro momento interessante coincidiu com o XI ENCONTRO DOS USKP, no HSJ. Fica aqui o registo do interior do pavilhão onde está instalada a Biblioteca do citado hospital.

4 comentários:

Sara Fonseca Ferreira disse...

Já te tinha dito mas tenho q tornar a dizer: está com uma luz mm à maneira! Beijinho

Elizabete Santos disse...

Muito interessanteo efeito da luz.

velhadaldeia disse...

Bela ambiência.

zeta disse...

Sara: Quando o grupo deste Workshop estáva nos Restauradores a desenhar, um anónimo aproximou- -se de nós, viu o meu caderno e disse-me algo, ao que eu, olhando para trás, retorqui do mesmo modo que para este teu comentário - não sou eu, mas a minha Professora é que é boa.
Sabes de quem se trata, não sabes?

A todas(s)incluindo os que por outras vias me responderam, muito obrigada pelo estímulo e pelos vossos comentários.