Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 19 de junho de 2011

XV Encontro - Hospital de São José

Muito houve para e por onde desenhar neste encontro USk-Pt no Hospital de São José. Acabei por me concentrar apenas na imponente sacristia, ou melhor, na melhor tradição de a-nuvem-por-Juno , em alguns detalhes desta. Estava eu desenhando o querubim e a imaginar os diálogos do pedido de encomenda da arte sacra "Olhe, depois eram mais uns 25 anjos - mas daqueles mais cheínhos, que isto aqui a lateral ainda leva uns poucos." "E serafins, não vai querer? Olhe que ficam muito bem em qualquer edifício religioso." "Sabe, o serafim, como dizer? - tem muita asa, são mesmo anjinhos que eu quero." "Certíssimo, e olhe, estas imagens de donzelas agora têm saído muito bem, modelo Italiano, finíssimo! Meto no pedido?" "Pode ser, ponha." Provavelmente o diálogo não seria nada assim, mas fico a pensar como seriam as encomendas neste tempo (finais do século XVI) - e se seriam assim tão diferentes das transações de hoje em dia.


Seja como for, uma tarde muito bem passada - e um especial agradecimento a Célia Pilão pelo convite e enquandramento histórico.

5 comentários:

hfm disse...

Gostei muito da sacristia - infelizmente não tive garras para ela! Bela tarde.

B.Braddell disse...

um espectáculo de encontro...o texto está "delicioso" mas os desenhos não lhe ficam nada atrás!!!!

Pedro disse...

O texto é óptimo. E os desenhos também!

Luís Ançã disse...

Sarafins e enjinhos. Muito bom!

PeF disse...

Muito obrigado a todos pelos comentários.