Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 8 de março de 2010


Para quem conhece a história, contada pela grande Dorothea Lange, sobre algumas dificuldades passadas em outros tempos...recordo agora as histórias de todos os que vivem momentos dramaticos devido aos fenómenos Naturais ocorridos nos poucos dias que já leva o 2010.

4 comentários:

velhadaldeia disse...

No secundário fiz um trabalho que consistia em reproduzir uma foto (eu escolhi esta) com grafite sobre papel conqueror A1.
Foi um exercício muito bom para ganhar confiança com esta técnica.
A parte engraçada é que no colo da senhora está um bebé e eu desenhei-o sem perceber que ele lá estava. Como é uma zona menos focada, interpretei as manchas como um monte de trapos. E são um monte de trapos, de facto, mas com a cara de um bebé pelo meio. (No teu desenho estaria na zona da assinatura.)
Felizmente eu tinha sido rigorosa a transcrever as proporções e acabei por encontrar a cara no meu desenho depois de passar horas a desenhar sem ter consciência dela.
:)
E tu? Viste o bebé?

Carolina Quirino disse...

Esta é definitivamente uma fotografia incontornável e que remete para muitas situações dramáticas.
De facto, o bébé mencionado no comentário anterior parece ser uma metáfora da história que esta mãe passou - sozinha com três crianças somente com as vestes que tinham no corpo. Os olhos expressam desespero, são vazios e sofridos mas têm algo fortíssimo, como que uma ambiguidade entre o desespero total e a força de vencer a situação. Os meus Parabéns pelo desenho.
Em jeito de partilha de trabalhos, visite o meu blog onde coloquei uma pintura que fiz há uns anos com base na mesma fotografia - http://coffeetableartblog.blogspot.com
Um abraço,
Carolina Quirino

Anónimo disse...

Passei agora a conhecer esta fotógrafa...

José Barreiros disse...

ola sara, inicialmente não tinha visto o bebé. Não foquei o olhar nesse ponto, mas sim na cara da sra. Agora que o dizes reparei melhor e bingo, lá esta muito a um canto.
Já vi o teu trabalho Carolina, Tá muito bom É um espelho da foto original mas a tonalidade está muito boa.