Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Web Oficina 22 – Real vs. Memória

Bom dia a todos. Espero que estejam bem.

O exercício que vos proponho tem um carácter essencialmente lúdico. É uma experiência. Já terá sido tentada, de certeza absoluta que não inventei a roda.

Peço desculpa desde logo, por propor uma violação ao que está explícito no cabeçalho do blogue: “neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio”.

Como desenhadores do quotidiano, uma das nossas principais valências é a observação. Demoramo-nos detalhadamente sobre os espaços, objectos e pessoas, percorrendo com o nosso olhar, cada pormenor, cada contorno.

Simultaneamente, cada um de nós, no seu dia-a-dia, já esteve em determinados espaços milhões de vezes. Será que os conhecemos intimamente? Ou será que a nossa memória nos atraiçoa?

Não vou agora entrar em discussões filosóficas sobre a percepção, mas é sabido que temos uma memória objectiva, que o nosso cérebro regista com perfeita exactidão, e uma memória subjectiva, que é processada emocionalmente, manipulada e distorcida pelo “filtro” da nossa experiência de vida.

Como neste momento estamos (na grande maioria) confinados à nossa casa, temos a possibilidade de um convívio mais íntimo com ela. Escolham um canto, um recanto, um enquadramento que pensam conhecer bem. MAS NÃO VÃO LÁ AGORA!

Peguem no vosso caderno e material de desenho, e sem mais, comecem a desenhar, com base na vossa memória visual. Não sei dar o nome técnico-científico do processo, mas todos nós conseguimos aceder a essa espécie de visita virtual nas nossas cabeças. Escolham o material e a técnica que vos apetecer, mas tentem dar algum detalhe, podem usar cor, se assim o entenderem. É um jogo para aferir o que pensamos conhecer e o que conhecemos de facto.

E só no final, depois de terminar, vão ao espaço, comparem o que afinal é, com o que pensavam que era, tirem uma foto e partilhem juntamente com o desenho. Divirtam-se! 
João Pedro Coutinho

(usem as etiquetas habituais, #quarentenadesenhada, #weboficinas, #weboficina22)



4 comentários:

Henrique Vogado disse...

Vai ser giro experimentar. O que pensamos que conhecemos com o que vemos da realidade. Se calhar pensamos numa casa maior.

Fernanda Lamelas disse...

Nada fácil... vamos ver o que sai!

Teresa Ruivo disse...

Um desafio mesmo desafiante! O que irá sair daqui? Vamos lá! !:) Obrigada João!

Alexandra Baptista disse...

Bom dia, aceito o desafio.