Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Ronda da Noite

Este desenho valeu-me uma descompostura.
No espaço mais concorrido do Rijksmuseum, onde estão os Vermeer e, ao fundo, a RONDA DA NOITE de Rembrandt (que está a ser restaurado), estava a casa completamente cheia e só arranjei um lugarzinho para desenhar mesmo ao fundo da sala, junto à parede.
Eu bem senti uns olhos cravados em mim, mas não liguei. O desenho era algo demorado e, por apenas breves instantes, encostei-me à parede mas nem tive oportunidade de descansar as costas pois logo apareceu uma enorme loira, com cara de muito poucos amigos e voz de comando dizendo: "NÃO SE ENCOSTE À PAREDE! FOI TODA PINTADA À MÃO!" Obedientemente e sem qualquer hipótese de dúvida desencostei-me, acabei o desenho e desandei.

5 comentários:

Rosário disse...

Está fantástico, mesmo sem apoio de costas!

Henrique Vogado disse...

O conjunto está extraordinário! Ela está lá só para avisar do apoio ;-)

João Santos disse...

Muito bom! E como diz um fotógrafo amigo meu, mais vale pedir desculpa que pedir licença eheh

ana pato disse...

Que belas páginas e boa história, ainda estou a rir

Fernanda Lamelas disse...

A verdadeira simpatia dos habitantes de Amsterdão! Mas valeu a pena a descompostura...