Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Sketching com História em Viana do Castelo

Parti de Mafra bem cedinho rumo a Viana do Castelo. Nunca tinha feito uma viagem de carro tão longa. Quando liguei o GPS do telemóvel não me ocorreu que a bateria se esgota-se antes do fim da mesma. E foi isso que aconteceu precisamente antes de chegar ao Porto quando mais precisava dele. Lá fui prestando atenção às placas e consegui seguir rumo a Viana. Tirando aquele desnorteio pontual a viagem foi aprazível. Mas quando estava a chegar a Viana começou a chover. Era o início do meu sketching com história a desenhar à chuva. Nesse dia a chuva só parou por breves minutos. O resto do tempo foi chuva, chuva e mais chuva. Parei num café para comer alguma coisa e para carregar o telemóvel (A reserva e o nome e localização da pensão estava lá). Meti conversa com o Dono e disse-lhe o que ia fazer ao que ele me respondeu: "Você está com pouca sorte, vem aí temporal. A semana passada é que esteve bom. Até estiveram aí uns colegas seus" Sai dali em direção à residencial ". Depois de comer fui até à pensão O Laranjeira" que por sinal ficava  perto.  Começava a achar que tinha sido uma péssima ideia ir desenhar com aquele tempo. Mas estava ali, tinha-me de fazer `*a vida. Abrigado debaixo de um toldo de uma loja fiz este desenho. Estava também muito vento pelo que a chuva caia sobre o caderno. Assim surgiu uma aguarela chuvida.
Igreja Matriz de Viana do Castelo - Sec. XV

Regressei ao quarto para esperar pela secagem do papel. Pouco depois voltei à carga desta vez abrigado nos arcos do Edifício da Misericórdia. O Granito do chão era um espelho de reflexos. Não havia praticamente ninguém. Tenho a certeza que fui noticia como o maluquinho a desenhar à chuva.
Antigos Paços do Concelho - Sec XVI
Voltei a regressar ao quarto para secar o desenho e para mudar de sapatos que estavam todos molhados. Depois peguei no carro para tentar a sorte noutros locais mais longes do centro. Viana do Castelo é excelente para explorar a pé(quando não chove). Encontrei a Igreja da Nossa Senhora da Agonia. E o nome não podia estar mais certo para definir este dia. Em agonia desenhei a escadaria e a igreja lá no alto. E assim se fez noite às 5 da tarde. (Como é possível?)

Igreja da Nossa Senhora da Agonia Sec. XVIII

Regressei ao quarto para pensar na estratégia para o dia seguinte. O Weather Channel deu-me esperança. Previsão de chuva para a tarde, sol para de manhã. 



2 comentários:

José Louro disse...

Porreiro fico à espera do resto.

Suzana disse...

Que maravilha, adoro aqueles reflexos no chão! Orientaste-te muito bem mesmo com chuva!!!