Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A busca...

Acho que mais facilmente os outros conseguem definir o nosso estilo que nós próprios... ainda não tenho a sensação de o ter, embora já me tenham dito que sim... talvez porque ainda não esteja 100% satisfeito com nenhum. Não sei se um dia vai acontecer, parece-me que mais facilmente surgirão uns desenhos que gosto mais e outros que gosto menos. Também aqui, acho que o mais importante é mesmo a viagem.

Aqui um senhor grande e bonacheirão no autocarro. Por vezes o facto da tinta que uso na minha caneta Lamy Safari ser solúvel pode ser útil, sobretudo para os tons cinza. Outras vezes não gosto muito desta característica.
Aqui, mais um desenho da Nini a dormir no sofá. Voltei a experimentar a minha Sakura Pigma Brushpen. Apesar da ponta estar já com um aspecto um pouco estranho, motivo porque nunca mais a usei, gostei de voltar a trabalhar com ela. Uma vez que o mínimo toque no papel deixa logo uma marca, obriga-me a ser mais decidido e isso até traz uma maior espontaneidade à linha, uma maior liberdade. Gostei e vou voltar a experimentar.


5 comentários:

nelson paciencia disse...

Eu gosto bastante do teu registo.

João Santos disse...

Obgd Nelson ;)

Pedro Alves disse...

Um professor de desenho que tive, disse em tempos que o desenho deve fluir como a escrita. Nós não pensamos como desenhar as letras, desenhamos e pronto. Desenha vezes sem conta até chegares a esse ponto e depois continua. O teu estilo continua o mesmo, mas o traço melhora de dia para dia. Eu gosto bastante. ;)

Miú disse...

Eu também gostei! E essa Nini pode não vestir de organdi mas fica muito engraçada com o teu traço característico! (Vê-se logo, a léguas, que os desenhos são teus.)

João Santos disse...

Obrigado Pedro e Miú! Não vou esquecer essa frase Pedro, faz todo o sentido!