Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Caderno de Junho

No final de Junho, a Marta Burnay, professora, escultora e minha colega de mestrado tinha andado a ser chateada por mim por ter uma agenda por mês e isso ser mau para o ambiente. Ela resolveu a questão como qualquer artista resolve: com criatividade. Ofereceu-me a agenda e escreveu no início qualquer coisa deste género:

Toma lá o caderno para desenhares.
E não me chateies mais com isso do Ambiente!
Assim não se estraga nada...

Aproveitei para experimentar umas canetas de feltro que tinha cá em casa ainda por estrear.
Depois descobri uma coisa fabulosa: aguarela de grafite. Não sabia que existia e assim que a vi à venda comprei logo...

Aqui ficam as páginas do caderno... nuas e cruas... com alguns grandes fracassos!
(e com pixéis a menos também...)

9 comentários:

Tiago Cruz disse...

Também sou adepto dessa aguarela de grafite… ainda por cima produto nacional! Ao mesmo tempo que comecei a utilizá-la, experimentei um daqueles pincéis com depósito de água… substitui-o logo pelo velho pincel e frasquinho com água.

Luís Ançã disse...

Transformaste-a numa bela agenda.

mimi disse...

É verdade, está muito bem aproveitada sim senhor!!!Parabéns!

Rosário disse...

Depois de ver estes desenhos apetece-me dizer que gosto de participar neste blog exactamente porque não estou preocupada com a "qualidade". Tal como é dito no início qualquer um é capaz de desenhar. Há quem tenha preconceitos mas isso é outra coisa. Parabéns pelo caderninho!

Anónimo disse...

Aqui temos um resultado partilhado: da Marta e o Mário.

Ela deu o suporte. Ele encheu-o de histórias. Seems fair.

---

Mário, um dia acho que experimento fazer uma viagem gravada em filme, uma viagem como a tua, de desenhos.

claudio patanè disse...

gosto muito!!parabens

e a musica tamben

tacci disse...

Também uso, por vezes, a grafite da Viarco, mas não com este sucesso.
Parabéns pelo vídeo.

Flávia disse...

Colega Mário... gostei.
Assim o mestrado serve para mais umas coisitas não previstas como estas lições de como fazer mais um pouco para preservar o ambiente. É o tal do currículo oculto.

Também eu desconhecia tal coisa como aguarela de grafite, mas parece-me muitissimo bem. Gosto muito do efeito, principalmente nos desenhos em Madrid. Parabéns, és um artista... ou um professor? Ou ambos? Estou confusa.... :)

Pedro Mamede disse...

Acerca do clip e do respectivo comentário-> Os diários gráficos e os desenhos são exactamente como a vida, há dias bons e dias maus. É de desconfiar de um diaário com todos os desenhos excelentes!!!