Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Encontro de desenho em cadernos | Monumento ao Emigrante de Álvaro Raposo de França

 

Monumento ao emigrante de Álvaro Raposo de França

Monumento ao emigrante de Álvaro Raposo de França  (1999)                Monumento ao emigrante de Álvaro Raposo de França  (1999)

«O fenómeno da emigração surge também evocado no espaço público da cidade de Ponta Delgada, corporizado por um conjunto plástico de elementos imagéticos, enaltecedores da dimensão heroica (idealizada) de uma família de emigrantes(17). Estes são representados insurgindo-se por entre duas fileiras de colunas de betão, (…) em alusão ao espaço aberto pela força e labor do homem(17).Trata-se de um monumento de caracter neorrealista. Evidencia o recurso a uma linguagem figurativa, um pouco conservadora nas formas e materiais utilizados, apesar do recurso e o recurso ao betão armado e a um plinto baixo, não-tradicional, que permite a interação direta entre o público e o monumento. 
Homem (18), assumindo assim uma posição de liderança na frente do espaço circular da base representativa da esfera armilar, alusiva à diáspora (19) – nela, sabe-se que os emigrantes açorianos detiveram e detém um papel de grande importância para a vida no arquipélago (20) 

17 Trata-se de um monumento de caracter neorrealista. Evidencia o recurso a uma linguagem figurativa, um pouco conservadora nas formas e materiais utilizados, apesar do recurso e o recurso ao betão armado e a um plinto baixo, não-tradicional, que permite a interação direta entre o público e o monumento.18 Lagarto, 1999 b: 4. 19 Também conhecida como "a esfera dos matemáticos" é uma divisa atribuída por D. João II ao seu primo, D. Manuel I. Esta, contem a expressão "Spera Mundi" - Esfera do Mundo - mais tarde, interpretada como sinal de um desígnio divino para o reinado de D. Manuel que se apresenta nos motivos artísticos do estilo como "Esperança do Mundo", interpretação vulgar para a mesma inscrição. Simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_manuelino. 20 Lagarto, 1999 a: 3. 

in, Oliveira Carolina, 2016, «O MONUMENTO AO EMIGRANTE AÇORIANO EM PONTA DELGADA SÃO MIGUEL – AÇORES», Universidade dos Açores.

Sem comentários: