Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

(A) Riscar o Património 2019 - Parte I

Entre os "pingos da chuva" lá vão saindo uns desenhos. O meu contributo (possível) desenhado, num dia inesquecível passado na Vila do Turcifal, Torres Vedras


Começamos no núcleo antigo do Turcifal, onde fomos recebidos pelo presidente de junta de freguesia do Turcifal. Depois do início dos trabalhos, voltei para registar este enquadramento da Igreja.

Junto à igreja decidi fazer uma composição que resultasse na Simbiose entre a arquitectura erudita e a arquitectura vernacular. Tenho sempre muita dificuldade em decidir qual a mais bela.

Gosto, cada vez mais, de explorar os enquadramentos menos óbvios dos edifícios, como as traseiras dos ditos, cuja aparente simplicidade me atraem cada vez mais, sobretudo a relação de volumes e o jogo de sombras. De seguida decidi entrar pelo coração do lugar, onde o comércio continua a ter algum peso.

É impossível ficar indiferente a este largo, pela escala, pela vida quotidiana, pelas cores das casas e claro pela capela de uma beleza singular. Mas o melhor, são as conversas dos moradores que podemos registar na memória.

2 comentários:

Rosário disse...

Parabéns por estas coisas boas que vão acontecendo em Torres Vedras!

Alexandre Esgaio disse...

Belos desenhos