Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Uma espécie de reportagem

Na próxima terça feira dia 7, às 18h30, eu e o João Catarino vamos abrir a exposição “Semana Ilustrada. Uma espécie de reportagem” no Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa. São uma seleção das ilustrações que fizemos semanalmente para o jornal Público durante dois anos e meio.

E digo que é uma espécie de reportagem porquê? O que diferencia um desenho de reportagem de uma ilustração? O que é e não é uma reportagem? Os jornalistas/repórteres, de escrita, assistem sempre ao acontecimento? Ou, muitas vezes, reportam-se a testemunhos, imagens ou coisas escritas por outros? No exemplo abaixo, a greve e manifestação de taxistas, eu estive lá, ali na Rotunda do Relógio ou não? É um desenho feito no caderno no sítio? O desenho representa o que lá se passou?

Apareçam e vamos discutir isso! Além das ilustrações também tem alguns desenhos preparatórios e até alguns cadernos com apontamentos gráficos. Está aberta até 30 de Junho.

Desenho saído no jornal Público a 16 de Outubro de 2016